Veja por Estado como ficaram os recursos do Fundeb após a pandemia de Covid-19

02/06/2020

Quadro comparativo 2019/2020 mostra que verbas oscilaram um pouco para baixo, provavelmente porque a economia está parcialmente parada.

COMPARTILHE!

Publicidade

É com o dinheiro do Fundeb que os profissionais do magistério são pagos em todo o Brasil. Imagem: aplicativo Canva.
É com o dinheiro do Fundeb que os profissionais do magistério são pagos em todo o Brasil. Imagem: aplicativo Canva.

Recursos do Fundeb de maio e abril deste ano oscilaram um pouco para baixo, se comparados com o mesmo período de 2019. Segundo Cézar S Noleto, especialista em finanças públicas, queda nas verbas de todos os estados provavelmente se deu porque a economia está parcialmente parada por conta da pandemia de Covid-19. 

É com o dinheiro do Fundeb que professores e demais profissionais do magistério da educação básica pública são pagos. Após o anúncio, veja o quadro comparativo.

Quadro comparativo 2019/2020

Continua, após o anúncio.

Governo Bolsonaro é contra ampliar recursos

Tramita no Congresso Nacional a Pec 15/2015. Projeto torna o Fundeb permanente e é crucial para a manutenção das escolas públicas de estados e municípios e o pagamento de milhões de trabalhadores em educação.

Umas das polêmicas em torno dessa Pec é o aporte da União para o Fundo. A CNTE e outras entidades ligadas à educação defendem que o Governo Federal saia dos 10% atuais para 40%. 

O governo Bolsonaro e seu ministro Abraham Weintraub, no entanto, acenam com acréscimo de apenas 5%, e isto em 5 anos. Ou seja, a complementação da União sairia dos atuais 10% e passaria para 15%.

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.