Votação preliminar mostra que Bolsonaro não tem apoio necessário para aprovar Pec do Calote

29/10/2021

Projeto precisa de 308 votos na Câmara e até agora só tem 256, ou seja, 52 a menos do mínimo necessário. No Senado, a situação também não é diferente.

Bolsonaro talvez tenha que buscar outra fonte de recursos para financiar o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil". Foto: Agência Brasil.
Bolsonaro talvez tenha que buscar outra fonte de recursos para financiar o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil". Foto: Agência Brasil.

Economia | A votação preliminar (28) que testou o apoio do plenário da Câmara à Pec 23/2021, mais conhecida como Pec do Calote, mostrou a dificuldade do governo em conseguir o apoio para aprovar a medida. Projeto precisa de 308 votos nessa casa legislativa e até agora só tem 256, ou seja, 52 a menos do mínimo necessário. No Senado, a situação também não é diferente. 

Outras fontes

Pelo visto, talvez o presidente Jair Bolsonaro tenha que ir atrás de outras fontes de recursos para financiar o "Auxílio Brasil". Projeto eleitoreiro precisa da aprovação dessa Pec para ser posto em prática. É com o dinheiro do calote nos professores e em outras dívidas da União que o presidente que custear seu programa. Continua, após o anúncio.

Traições

Segundo matéria da Folha de S.Paulo (29), até partidos como PP e PL, base do governo Bolsonaro, estão divididos em relação ao apoio a essa Pec 23.

Esquerda 100% contra

Por outro lado, a esquerda — PT, PSOL e PCdoB — é 100% contra a medida. A referida votação preliminar revelou isso mais uma vez.

Senado

Situação do governo Bolsonaro em relação à aprovação dessa Pec também não é boa no Senado. Políticos e técnicos avaliam que maioria dos senadores tende a rejeitar o projeto.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre economia

Nota Técnica da CNTE esclarece que rateio de sobras é algo já pacificado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo necessário apenas que legislativos de estados e municípios digam através de leis próprias como a divisão de recursos previstos e não gastos deve ser feita. Professores membros de conselhos do Fundeb apontam o caminho a seguir para...