PL 3.799/23 abrange número máximo de alunos por turma na pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e creches
"Com Pec 23, Bolsonaro quer 'constitucionalizar' calote nos professores", diz jurista
Medida encontra forte resistência na sociedade e na Câmara. Sem quórum para votação, governo fracassou na tentativa de aprovar o projeto no Plenário. Novela continua na próxima semana.
Economia | "Com Pec 23, Bolsonaro quer 'constitucionalizar' calote nos professores." Este é o entendimento do jurista Flávio N Costa sobre a proposta que pretende alterar a Constituição de 1988 para mexer em precatórios do antigo Fundef e outras dívidas da União. Após o anúncio, especialista explica melhor a questão e diz que não acredita na aprovação do projeto.
Essa Pec 23 é inconstitucional?
Sim. Ela altera a Constituição de 1988 para não pagar precatórios do Magistério e outras dívidas que a União perdeu na Justiça. Todas essas dívidas transitaram em julgado, ou seja, o governo tem de pagar. No sistema jurídico brasileiro não há outra possibilidade para o governo, a não ser pagar. É a lei. Com essa Pec, Bolsonaro quer "constitucionalizar" um calote. Um absurdo. Parece coisa de republiqueta de bananas.
O governo diz que precisa do dinheiro para custear o novo programa "Auxílio Brasil"...
Ele que busque outra fonte de recursos. Bolsonaro quer que os professores e demais credores de precatórios banquem esse programa? Absurdo total. É só remanejar dinheiro do orçamento, cobrar dívidas dos altos devedores de impostos, como grandes empresários e donos de bancos. O governo sabe onde encontrar dinheiro. Não precisa meter a mão nas verbas do magistério.
O que os professores e os demais prejudicados podem fazer para evitar o calote?
É preciso denunciar esse projeto. Magistério deve ir a Brasília na próxima semana para pressionar os deputados. Caso medida seja aprovada, algo que não acredito, credores devem recorrer novamente à Justiça.
Governo fracassou
Pec 23 forte resistência na sociedade e na Câmara. Sem quórum para votação, governo fracassou duas vezes — quarta-feira (27) e quinta-feira (28) — na tentativa de aprovar o projeto no Plenário. Novela continua na próxima semana.
Relacionadas:
- Professora envia uma espirituosa Carta Aberta a Bolsonaro e apela pelos precatórios do Fundef
- Governo pode mudar política de gastos e evitar calote no magistério e em outras dívidas da União
- Com calote no magistério, Bolsonaro gastará no NE perto de R$ 40 bi no programa "Auxílio Brasil" em 2022
- Saiba quem tem direito aos precatórios do Fundef que o governo Bolsonaro quer calotear
- Líderes partidários e técnicos dizem que Pec do Calote não passará no Senado
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Mais recentes sobre economia
Dados de 2024 revelam que ganhos de docentes brasileiros é 47% menor que a média paga em outros países
Tudo se encaminha para uma disputa no segundo turno entre o candidato do PSOL/PT contra o bolsonarista envergonhado Ricardo Nunes (MDB)