Lula deve revogar todas as reformas neoliberais

07/02/2022
Se eleito, petista precisa recuperar os direitos trabalhistas, previdenciários e mudar radicalmente a política de preços da Petrobras, além de retirar do Congresso a Reforma Administrativa. Foto: Agência Brasil.
Se eleito, petista precisa recuperar os direitos trabalhistas, previdenciários e mudar radicalmente a política de preços da Petrobras, além de retirar do Congresso a Reforma Administrativa. Foto: Agência Brasil.

Landim Neto, editor do site 

+ artigos deste autor

Política | A maior tarefa que Lula (PT) terá — se eleito — diz respeito a enfrentar medidas neoliberais que infernizam a vida dos trabalhadores e da maioria da população. Entenda-se por isso: revogar reformas trabalhista, previdenciária e mudar radicalmente a política de preços da Petrobras, além de retirar do Congresso a PEC 32 — Reforma Administrativa.

A Reforma Trabalhista implementada por Michel Temer e piorada por Jair Bolsonaro praticamente extinguiu os direitos até então contidos na CLT. Isto precarizou as relações de trabalho e criou uma espécie de semiescravidão no Brasil, chamada por ideólogos de direita de 'empreendedorismo'. Nesta onda, milhões de indivíduos "são patrões" de si mesmos, mas sem capital nenhum e sem mandar em ninguém. Lula deve reverter tal questão.

A Reforma da Previdência, por sua vez, criou regras que praticamente impedem trabalhadores públicos e privados de se aposentar. Dentre os mais prejudicados estão os professores e os operários que pegam no pesado. É também papel do petista usar seu eventual novo governo para sustar os efeitos dessa medida.

Outra questão crucial: Lula deverá rever de imediato a política de preços da Petrobras. É preciso acabar com a dolarização adotada, estacancar a alta dos combustíveis e resgatar o que foi vendido da empresa nos últimos anos.

Por fim, o petista deve engavetar o projeto de Reforma Administrativa que tramita na Câmara. PEC 32 , caso aprovada, é o fim do setor público em todo o Brasil.



Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. Aproveite para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

PIX - Celular 86988453625 João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre política