Reajuste do magistério é legal, diz especialista

21/01/2023

"Não há uma mudança de cenário relevante com a nova Lei do Fundeb em relação à obrigação jurídica de pagamento do piso. A obrigação segue vigente", afirma Salomão Ximenes, professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC. Fala foi ao site Carta Capital.


Educação | Em fala ao site Carta Capital (19), o professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC Salomão Ximenes diz que o reajuste do magistério é legal. Para 2023, atualização é de 14,95%. O especialista contesta a tese irresponsável da CNM de que a lei do piso dos professores não vale mais.

Diz o pesquisador:

"Não há uma mudança de cenário relevante com a nova Lei do Fundeb em relação à obrigação jurídica de pagamento do piso. A obrigação segue vigente. A lei não foi revogada, inclusive não há mudança de posicionamento no âmbito do Ministério da Educação."

Continua, após o anúncio.

Reajuste do magistério deve ser linear e aplicado em primeiro de janeiro. Imagem: Webnode.
Reajuste do magistério deve ser linear e aplicado em primeiro de janeiro. Imagem: Webnode.

Abrir as contas

Também no site Carta Capital, "o doutor em Educação Nelson Cardoso do Amaral, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, diz que é fundamental que os entes federativos abram suas contas em caso de descumprimento do piso."

"A lei prevê que, em caso de não cumprimento, estados e municípios solicitem complementação orçamentária ao governo federal", esclareceu. "Acho que a postura deveria ser a de debater, negociar."

Portanto, são totalmente infundados os boatos da CNM sobre o reajuste dos professores.

Aguarde mais informações!


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizdas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

O Enameb é para toda a Educação Básica e visa avaliar o desempenho dos docentes em escolas públicas e privadas. Pode ser usado para dificultar a progressão na carreira e também para precarizar ainda mais o trabalho docente.