PL prevê sanções a quem não cumpre reajuste do professor

20/01/2023

Infratores ficam impedidos de receber recursos de transferência voluntária do governo federal enquanto não regularizar a situação.


Educação | O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou um Projeto de Lei que visa punir prefeitos e governadores que descumprem o reajuste do magistério, previsto legalmente e reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2023, correção é de 14,95%.

Pela proposta do parlamentar petista, infratores ficam impedidos de receber recursos de transferência voluntária do governo federal enquanto não regularizar a situação.

Deputado Rogério Correia (PT-MG). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.
Deputado Rogério Correia (PT-MG). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

Duras críticas à CNM.

Segundo nota da CNTE, Rogério Correia "rebate [a CNM] e defende que os municípios e estados que não cumprirem a lei podem inclusive ficar sem receber recursos do governo federal. Rogério ressalta que ao pedir para os gestores municipais não cumprirem o reajuste do piso, a CNM vai contra a lei."

"O reajuste é anunciado toda vez por portaria e a lei tem sido aplicada desde quando foi aprovada no segundo governo do presidente Lula. Então, não é justo e nem legal que a CNM oriente prefeitos e prefeitas a não cumprirem a legislação", explica o deputado."

Leia também

Terror

A CNM está fazendo uma verdadeira e criminosa campanha de terror contra o reajuste de 14,95% , disseminando boatos e atentando inclusive contra o Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu como constitucional — em 2021 — a lei do piso dos professores.

Continua, após o anúncio. 

Garantir aplicação

"O projeto de lei que eu apresentei visa exatamente garantir a aplicação do piso salarial profissional. É uma forma de garantir o direito da categoria", diz o deputado Rogério Correia.

Correia ressalta [também] que o reajuste do piso no valor de R$ 4.420,55 precisa ser aplicado, tanto pelo governo do estado, quanto pelos municípios. "Tem de saber que sendo lei, não se pode desconhecê-la, e por isso vou colocar uma penalidade na lei do piso, diz o deputado".

Aguarde mais informações!


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizdas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

Um se refere a figura ou algo notável, ilustre; o outro, a algo que está prestes a ocorrer.