Além dos embates com um Congresso hostil, outro importante desafio será o de enfrentar o ecossistema da desinformação, a "azeitada" máquina de propagação de fake news, mentiras e manipulações.
Escolas cívico-militares perdem força e são suspensas pela Justiça
No Rio Grande do Sul, projeto foi considerado inconstitucional pela Advocacia Geral da União, e em São Paulo, TJ mandou suspender o programa
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
esdrúxula militarização de escolas públicas no Brasil perdeu força nos últimos dias. No Rio Grande do Sul, projeto foi considerado inconstitucional pela Advocacia Geral da União, e em São Paulo, Tribunal de Justiça mandou suspender o programa. Fatos são resultados de ações impetradas pela CNTE e seus sindicatos, APEOESP e Cpers-Sindicato.
Nada mais justo, pois quem entende de Educação e gerência de escolas são os professores, pedagogos e todos os demais profissionais do setor. PM entende é de quartel, e é lá que deve ficar.
Flagrante infração
No Rio Grande do Sul, A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao STF — Supremo Tribunal Federal —, (dia 13), parecer em que aponta a inconstitucionalidade do projeto. Para tanto, a AGU destaca haver na lei:
"uma flagrante infração às normas promulgadas pela União, no exercício de sua competência constitucional privativa para legislar sobre 'diretrizes e bases da educação nacional'".
Além disso, a AGU argumenta também que "resta demonstrada a inexistência de fundamento constitucional que permita a criação de escolas cívico-militares da forma como realizada pela legislação sob invectiva, haja vista que a Constituição Federal, mesmo considerando as características do modelo federativo, não outorga aos estados federados a competência legislativa para instituir um modelo educacional distinto daquele delineado pela Lei nº 9.394/1996".
Leia também:
- Tarcísio quer que PMs ganhem mais que docentes nas escolas cívico-militares
- Militarização é boa saída para as escolas públicas?
- Professores rejeitam e apontam perigos na militarização de escolas públicas
- Professores rejeitam ideia de comprar revólver para ir trabalhar
- Novo Ensino Médio não terá mudança piorada no ENEM
- Daniel Cara diz que Educação de SP está enjaulada pelo prefeito Ricardo Nunes
- Lula deve federalizar educação básica pública
Ação Direta de Inconstitucionalidade
Em São Paulo, por sua vez, a APEOESP anunciou (dia 7) que:
"A APEOESP acaba de conquistar uma grande vitória. O Desembargador Figueiredo Gonçalves, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) ajuizada pela APEOESP, suspendendo os efeitos da lei que cria o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares aprovado por 52 deputados bolsonaristas na Alesp, sob forte repressão da tropa de choque da PM, em maio deste ano."
Um vitória para a comunidade escolar do maior Estado do país, e uma derrota para o bolsonarismo, em particular para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), atualmente principal defensor do projeto para São Paulo e todo o Brasil.
Lugar de PM é no quartel!
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
Sobre Educação, Cultura & muito mais...
Valor mínimo de R$ 5.130,63 para a jornada de até 40 horas semanais deve ser formalizado por meio de portaria do Ministério da Educação
Em panfleto recente, movimento diz que "poderes no Piauí têm sido coniventes com a violência de gênero, proporcionando frustração e indignação face à precariedade dos serviços de apoio às mulheres"
"A mídia social tornou-se um componente crucial da campanha digital, e alguns atores políticos têm usado o alcance e a onipresença dessas plataformas para espalhar desinformação, suprimir a participação política e minar os partidos de oposição"
Camilo Santana informou que até o dia 15 deste mês o presidente Lula vai editar uma medida provisória para evitar que a categoria fique com apenas 0,37% de atualização salarial
Ainda haverá reunião da CNTE com o MEC, para discussão de cálculo que garanta reposição da inflação + ganho real, e há até o dia 31 deste mês para a coisa ser decidida
Noventa anos de Elvis Presley, o Rei do Rock
Elvis ajudou a redefinir a cultura jovem, a linguagem do entretenimento e o papel da música popular no século XX
Cálculo contempla reposição da inflação + 50% da média do Fundeb dos últimos cinco anos; medida será discutida com o Ministro da Educação Camilo Santana
Docentes prometem não iniciar o ano letivo, caso o MEC não altere índice de 0,37% para possibilitar atualização de salário com ganho real, acima da inflação











