Advogado denuncia golpe do MEC e ratifica que reajuste é mesmo 33,23%

19/01/2022

Para o experiente jurista, "faz-se necessário uma solução uniforme, imediata e de caráter nacional."

José Professor Pachêco, advogado e docente. O profissional tem larga experiência em assuntos relacionados a direitos de servidores públicos, em particular do magistério. Foto: arquivo pessoal do jurista e educador.
José Professor Pachêco, advogado e docente. O profissional tem larga experiência em assuntos relacionados a direitos de servidores públicos, em particular do magistério. Foto: arquivo pessoal do jurista e educador.

Educação | O experiente advogado e docente José Professor Pachêco enviou para o Dever de Classe um texto muito esclarecedor sobre o reajuste do magistério 2022. O especialista ratifica que percentual de atualização salarial é mesmo 33,23% e rebate Nota do MEC que traz entendimento equivocado sobre o assunto. Ver mais detalhes, após o anúncio.


Diz o advogado:

"O MEC divulgou nota, expressando entendimento de que — atualmente — inexistiria ÍNDICE LEGAL de REAJUSTE DO PISO DO MAGISTÉRIO, em decorrência da revogação da Lei nº 11.494/2007(FUNDEB) e advento da Lei nº 14.113/2020 (NOVO FUNDEB)."

"De nossa parte, entendemos que essa interpretação é equivocada, visto que se encontram vigentes todos os dispositivos constitucionais e legais que impõem a VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, por meio de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, PISO NACIONAL e, inclusive, subvinculação de parte dos recursos para essa finalidade, no âmbito do NOVO FUNDEB (sucessor constitucional e legal dos Fundos anteriores)."

"Nesse sentido, reiteramos e ratificamos a interpretação que indica atualização de 33,24%."

(...)

"Assim sendo, o desafio da hora traduz-se na necessidade de uma solução uniforme e urgente (jurídica ou política), construída por cima (pelas entidades nacionais), para que tenha efeito geral e imediato."

Leia o texto na íntegra AQUI.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação