Resposta do teste sobre abono e sobras do Fundeb

21/01/2022

Rateio deve ser feito até o dia 31 de dezembro.


Magistério merece melhor valorização. Imagem: arquivos Webnode.
Magistério merece melhor valorização. Imagem: arquivos Webnode.

Educação | Com base em suas respostas, confira após o anúncio se haverá possíveis sobras do Fundeb em seu Estado ou município relativas a 2022 e se você terá direito de recebê-las em forma de abono.

Se ainda não preencheu formulário, faça aqui.

Análise do teste

Se você respondeu:

1. Que está na ativa e trabalhou durante 2021 em sua rede de ensino, você está apto(a) a participar de rateio do Fundeb. Se atuou de forma presencial ou remota em todos os meses, seu valor a receber é de 100% em relação à parcela maior a ser paga. Caso tenha se afastado durante um período para outra pasta ou poder, o pagamento será proporcional ao tempo trabalhado em sua rede de ensino. Valor é também proporcional à jornada semanal de trabalho. Se respondeu que está aposentado, não tem direito. No entanto, se mesmo aposentado você foi chamado neste ano a atuar como temporário, seu direito também estará garantido.

Se você respondeu:

2. Que não houve qualquer reajuste salarial em sua rede de ensino em 2021, isto indica que há sobras elevadas de recursos a serem rateadas com os educadores. Se houve reajuste, mas inferior a 10%, também é sinal de sobras. Porém, menores. Caso tenha havido reajuste acima de 10%, é sinal de que a lei foi cumprida e não há sobras a devolver. Entenda melhor aquiContinua, após o anúncio.

Se você respondeu:

3. Que não houve chamada de novos concursados em 2021 ou de temporários, também é forte sinal de que há sobras de recursos aptas a rateio com o magistério. Se ocorreram novas contratações, mas em quantidade pequena, também é sinal de sobras, só que menores. Caso tenham sido feitas muitas novas contratações, é sinal de que não há sobras a ratear.

Se você respondeu:

4. Que é docente — concursado ou temporário — ou atua dentro de sua rede de ensino ou escola no apoio à docência (direção, supervisão, coordenação), você está apto a participar do rateio. Psicólogo e Assistente Social que estiverem lotados nos estabelecimentos de ensino também têm direito. Técnicos administrativos com formação pedagógica também se enquadram nos critérios. Entenda melhor aqui.

Para maiores esclarecimentos, procure o seu sindicato!

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

Lei Complementar contra o magistério, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em março deste ano, desconsiderou — para efeito de vários e importantes benefícios — quase dois anos de trabalho dos profissionais da educação, maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, fase crítica da pandemia de Covid-19. Na prática, é como se o magistério não tivesse...
Anúncios de pagamento devem se intensificar no mês de dezembro. Expectativa é que muitos estados e inúmeros municípios paguem o abono aos profissionais do magistério. CNTE luta para mudar critério de distribuição.