Evento acontece de 17 a 19 de setembro e é organizado pelo Grupo de Estudos de História e Economia Política (Gmarx) da USP, em parceria com a Escola de Formação Luiz Carlos Prestes
Hoje na História: 23 de Março
Duque de Caxias, mito nas descrições do Exército e genocida nas pesquisas de historiadores negros.
Compartilhe a matéria
O 23 de Março é marcado por vários fatos importantes, como:
- 1673 - Fundação do Povoado de Nossa Senhora do Desterro, pelo bandeirante paulista Francisco Dias Velho. Mais tarde, povoado viria a ser o município brasileiro de Florianópolis.
- 1869 - Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de *DUQUE DE CAXIAS, tornando-se o último duque do Império do Brasil. CAXIAS é também Patrono do Exército Brasileiro.
- 1956 - Nasce a primeira república islâmica do mundo, o Paquistão.
- 1973 - Chega às lojas do Reino Unido o apurado Álbum "The Dark Sid of the Moon", da banda inglesa Pink Floyd. Entre os destaques do disco, o famoso sucesso Money. O lançamento ocorreu no dia 1º deste mesmo mês e ano. Leia mais AQUI.
- 1998 - O longa Titanic, de James Cameron, leva 11 estatuetas do Oscar. Leia mais AQUI.
- 2011 - Morte do humorista cearense Chico Anysio, criador de personagens memoráveis da TV brasileira, como Pantaleão, Alberto Roberto, Roberval Taylor, Coalhada, Gastão e muitos outros. É também criador da Escolinha do Professor Raimundo. Não dá para esquecer. Leia mais AQUI.
- 2012 - Morte de Elizabeth Taylor, diva do cinema mundial. Entre os filmes que participou, Cleópatra (1963), Gata em Teto de Zinco Quente (1958) e Assim Caminha a Humanidade (1956).
Sem desmerecer os demais acontecimentos deste dia, destacamos neste 23 de Março fatos relativos a Duque de Caxias, mito nas descrições do Exército e genocida nas pesquisas de historiadores negros.
Mais detalhes, após o anúncio.
Tópicos relacionados:
Duque de Caxias: herói ou genocida?
A depender de quem olha, Luís Alves de Lima e Silva pode ser um herói ou um genocida. Enquanto o site do Exército Brasileiro, do qual ele é patrono, o qualifica como "Pacificador e soldado de vocação, com atos de bravura, de magnanimidade e de respeito à vida humana que conquistaram a estima e o reconhecimento dos adversários", o site Galeria de Racistas tem uma visão bem diferente desse personagem que, no longínquo ano de 1869, recebeu o título de DUQUE DE CAXIAS.
Para historiadores negros, segundo matéria da Agência Brasil de 25 de agosto de 2023, Caxias não passa de um genocida e racista, que liderou uma repressão militar que "matou, de forma atroz, cerca de 10 mil pessoas entre a população pobre, negros e mestiços". É assim que o patrono do nosso Exército está descrito na referida Galeria, "projeto idealizado pelo Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela, pelo site Notícia Preta e por um grupo de publicitários negros.
Nessa polêmica, o Dever de Classe fica com o que os pesquisadores negros afirmam. Figuras como Jair Bolsonaro e os generais Heleno e Mourão não iriam reverenciar Caxias se ele não fosse um genocida e racista.
Compartilhe!
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes Landim Neto
Leia mais...
Delfim Netto e o Homem que Virou Suco
A história dos retirantes nordestinos Deraldo e Severino explica bem quem foi o economista signatário do AI-5 e agente do terrorismo econômico na ditadura militar
Hoje na História: 30 de Junho
1934 — Adolf Hitlter manda matar vários membros do Partido Nazista.
Hoje na História: 4 de Maio
1932. O mafioso Al Capone começa, em Atlanta, a cumprir uma sentença de onze anos de prisão por sonegação de impostos.
Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...
Eles têm certeza que Lula é o favorito, por isso espalham a ridícula tese que "maioria" não quer que ele se candidate
Liberdade de expressão tem de estar em consonância com os direitos individuais garantidos pela Constituição
Na comparação com maio de 2024, quase todos os estados tiveram crescimento de recursos; com alta de até 75%
"Parlamentar fez crescer a especulação sobre ex-presidente fazer a mesma coisa, o que é péssimo para ele"
A articulista manipula as cartas (palavras) para tentar vender a ideia liberal que os docentes não ganham tão mal assim
Elevação é apenas em relação aos fundos de participação de estados e municípios e IPI-exportação
Dentro dos recursos de mais de R$ 40 bilhões estão os 20% depositados direto nas contas do Fundeb
Além de "Diário de uma Paixão", outros dois filmes também serão relançados em sessões exclusivas dia 12 de junho
Testes em camundongos hiperglicêmicos foram feitos recentemente com bastante sucesso
"Pessoas fazem fotos de qualquer coisa bonita... Fotógrafos fazem fotos bonitas de qualquer coisa."
"O silêncio caiu sobre a multidão. Eles o carregaram para fora com tubos de oxigênio, e ele estava semiconsciente."
"O maior crescimento do emprego formal em abril ocorreu no setor de serviços, com a criação de 136.109 vagas"
"Não se pode deslegitimar a atividade do Supremo perante o mais severo desafio à democracia em sua história recente"
A 'lógica' da insensatez
Para dono banqueiro do jornalão paulista, Lula erra ao querer proteger os mais pobres do país
O STF não é como parte da esquerda o pinta
Jones Manoel elenca uma série de episódios em que a famosa Suprema Corte ataca os interesses do povo brasileiro; e poderia ter citado mais
Há dois setores cruciais onde dinheiro público deve ser contido, sendo que um deles nem é tão difícil assim de encarar
"Há uma evidente contradição entre o projeto que venceu nas urnas e a agenda que vem sendo implementada", alertam as estudantes
Civis estão sendo usados como escudos humanos durante operações militares em Gaza e na Cisjordânia ocupada
Dom Jorge García Cuerva criticou duramente o desastroso governo do ultraliberal e extremista de direita presidente argentino
Processo inicia nesta segunda-feira (26); ao todo serão devolvidos R$ 292 milhões relativos a abril; fraudes iniciaram nos governos Temer e Bolsonaro e estão sendo desmontadas no governo Lula