Urgente | Ocupação do triplex preocupa Moro e pode de fato apressar libertação de Lula, diz jurista! Leia e compartilhe...

16/04/2018 11:06

DA REDAÇÃO | Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo sem Medo ocuparam segunda-feira (16) pela manhã o famoso triplex do Guarujá atribuído a Lula e que o levou de forma injusta à prisão. 

Fato teve forte repercussão nos bastidores da mídia golpista e nos meios jurídicos do País, sobretudo na república de Curitiba, onde o juiz Sérgio Moro é o chefe maior da lava-jato. Moro certamente ficou muito apreensivo com a situação.


Lula livre

Segundo o jurista Flávio N Sampaio, especialista em Direito Penal, a ocupação pode de fato apressar a libertação de Lula, pois põe em xeque o argumento de que o petista é o dono do apartamento. Diz o Dr. Flávio:

"Se o triplex foi ocupado por manifestantes e isto, do ponto de vista da justiça brasileira, é algo ilegal, um pedido de reintegração de posse na própria justiça terá que ser feito. O pedido de reintegração sairá no nome de quem? De Lula? Da empresa OAS? Se não sair no nome de Lula é porque o imóvel tem outro dono. Neste caso, cai por terra o argumento usado por Sérgio Moro que levou Lula à prisão e ele terá que ser libertado imediatamente e ainda poderá exigir inclusive indenizações por danos morais e constrangimentos sofridos por conta da prisão arbitrária".


Ação da polícia

Segundo o advogado, caso a polícia chegue e retire os manifestantes à força ou com ameaças de repressão, sem qualquer decisão judicial, estará caracterizado também que o apartamento não é de Lula, o que reforça a tese recorrente no mundo todo de que o petista está preso injustamente. (Continua após o anúncio).

Boulos tem a mesma compreensão

Guilherme Boulos, dirigente maior do MTST e da Frente Povo Sem Medo, tem a mesma compreensão do jurista consultado por nossa equipe. Em vídeo publicado no Facebook, Boulos, que também é candidato pelo PSOL à presidência da república, afirma:

"Se [o triplex] é do Lula, o povo vai ter o direito de ficar lá. Se não é do Lula, o judiciário vai ter que explicar por que que prendeu o Lula por conta desse triplex. É isso que está em jogo nesse momento, e essa ocupação vem revelar a farsa judicial que foi feita. Lula foi preso por uma condenação sem prova. Se o triplex não é dele, o juiz Moro terá que se explicar".

LEIA TAMBÉM:

DA REDAÇÃO | O deputado Jair Bolsonaro (PSL-Rio) é só um laranja do PSDB, embora tenha conquistado uma legião de seguidores que tem forte antipatia pelos tucanos. Por que os fãs do "mito" não percebem que estão sendo enganados? Porque se guiam muito pela emoção e não por qualquer ínfimo sentido de racionalidade.