Urgente | Ocupação do triplex preocupa Moro e pode de fato apressar libertação de Lula, diz jurista! Leia e compartilhe...

16/04/2018 11:06

DA REDAÇÃO | Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo sem Medo ocuparam segunda-feira (16) pela manhã o famoso triplex do Guarujá atribuído a Lula e que o levou de forma injusta à prisão. 

Fato teve forte repercussão nos bastidores da mídia golpista e nos meios jurídicos do País, sobretudo na república de Curitiba, onde o juiz Sérgio Moro é o chefe maior da lava-jato. Moro certamente ficou muito apreensivo com a situação.


Lula livre

Segundo o jurista Flávio N Sampaio, especialista em Direito Penal, a ocupação pode de fato apressar a libertação de Lula, pois põe em xeque o argumento de que o petista é o dono do apartamento. Diz o Dr. Flávio:

"Se o triplex foi ocupado por manifestantes e isto, do ponto de vista da justiça brasileira, é algo ilegal, um pedido de reintegração de posse na própria justiça terá que ser feito. O pedido de reintegração sairá no nome de quem? De Lula? Da empresa OAS? Se não sair no nome de Lula é porque o imóvel tem outro dono. Neste caso, cai por terra o argumento usado por Sérgio Moro que levou Lula à prisão e ele terá que ser libertado imediatamente e ainda poderá exigir inclusive indenizações por danos morais e constrangimentos sofridos por conta da prisão arbitrária".


Ação da polícia

Segundo o advogado, caso a polícia chegue e retire os manifestantes à força ou com ameaças de repressão, sem qualquer decisão judicial, estará caracterizado também que o apartamento não é de Lula, o que reforça a tese recorrente no mundo todo de que o petista está preso injustamente. (Continua após o anúncio).

Boulos tem a mesma compreensão

Guilherme Boulos, dirigente maior do MTST e da Frente Povo Sem Medo, tem a mesma compreensão do jurista consultado por nossa equipe. Em vídeo publicado no Facebook, Boulos, que também é candidato pelo PSOL à presidência da república, afirma:

"Se [o triplex] é do Lula, o povo vai ter o direito de ficar lá. Se não é do Lula, o judiciário vai ter que explicar por que que prendeu o Lula por conta desse triplex. É isso que está em jogo nesse momento, e essa ocupação vem revelar a farsa judicial que foi feita. Lula foi preso por uma condenação sem prova. Se o triplex não é dele, o juiz Moro terá que se explicar".

LEIA TAMBÉM: