Trabalhador deve usar 13º para priorizar família e amigos, e não para quitar dívidas com bancos e grandes lojas! Leia e compartilhe...

O trabalhador não deve ceder às pressões de bancos e grandes lojas para quitar dívidas, pois isto pode levar ao sacrifício da própria família, alerta economista
Economia | No final do ano, agências de cobrança de bancos e grandes lojas bombardeiam os inadimplentes com mensagens e telefonemas no sentido de pressioná-los a quitar dívidas antigas, em particular do cartão de crédito e crediário. Mas, segundo o economista piauiense Flávio Silva, o trabalhador deve priorizar o pagamento de serviços essenciais, como água, luz, plano de saúde e aluguel. Silva diz que a prioridade também, claro, é garantir a alimentação da família e, por que não? — as festas de fim de ano com os amigos e parentes. Pagar os muito ricos, portanto, só quando tiver dinheiro de sobra.
Estatísticas
"Os principais responsáveis pela inadimplência no país são o crediário (65%) e o cartão de crédito (63%), segundo estudo divulgado hoje (3) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)." Fonte: Agência Brasil.
"Ainda de que acordo com matéria da Agência Brasil: "Outros tipos de dívidas que levaram ao registro do nome em entidades de proteção ao crédito são empréstimo pessoal em bancos ou financeiras (61%), crédito consignado (60%), cheque especial (57%), financiamento de automóvel (45%), mensalidades escolares (26%), conta de telefone (20%), boletos de TV por assinatura e internet (18%), conta de água e luz (11%), aluguel (10%) e condomínio (8%)." Continua, após o anúncio.
Priorizar também dívidas com os amigos
Em caso de sobra de dinheiro no final do ano — por conta do 13º — é aconselhável também quitar dívidas com amigos e parentes. A razão é simples: são eles que muitas vezes nos socorrem sem burocracia quando estamos no aperreio. Bancos e grandes lojas só mesmo em último caso.
Mais recentes sobre economia
Leia também:
Economia / Além de um gordo salário e outras regalias, Paulo Guedes dá despesas também com assessores e excesso de viagens.
Economia / Que grupos publicitários estão sendo beneficiados nessa esdrúxula campanha? Ou o dinheiro vem do céu?
Dinheiro | Em entrevista à Folha de S.Paulo (2), o professor Steven Neil Kaplan, chefe do centro de empreendedorismo da Universidade de Chicago, fez diversas polêmicas declarações, dentre as quais a de que dinheiro é mais importante que sua própria mãe.
Prisão de Queiroz talvez ajude a elucidar esse dilema.
Datafolha | Índice dos que creem na melhoria do governo despenca de 59% para 45%! Acesse...
Bolsonaro | A pesquisa Datafolha divulgada hoje (2) traz péssimos dados para o presidente Jair Bolsonaro. Um deles é que despencou o percentual dos que acreditam que o governo do capitão vai melhorar. Em abril, os otimistas eram 59%. Agora, 45%. Queda de 14 pontos percentuais.
Datafolha | Cresce reprovação e Bolsonaro está em sua pior fase desde que assumiu! Acesse...
Bolsonaro | Dados de pesquisa divulgados hoje (2) pelo Datafolha mostram que a popularidade de Jair Bolsonaro segue cada vez mais ladeira abaixo. Em contrapartida, em pouco menos de dois meses, sua reprovação foi para as alturas e cresceu em todos os níveis. O presidente está em sua pior fase desde que assumiu.