A ideia de tocar o terror para se apresentar como salvador da pátria talvez engane apenas bolsonarista que reza para pneu
Previsão de bom reajuste para o magistério é bastante real, diz especialista
A melhora crescente na economia é fator determinante para elevação do índice de correção do piso do professor(a) em 2025.
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
Piso Nacional do Magistério, desde 2010, vem sendo reajustado pelas estimativas do custo aluno do ano anterior, com base na Lei Federal nº 11.738/2008. Por conta disso, percentual de correção sempre oscila, para mais ou para menos. De modo que já ocorreram aumentos relevantes de 22,22% (2012) e 33,24% (2022). E até de 0%, em 2021.
Em 2024, o crescimento foi de apenas 3,62%, abaixo até da inflação de 2023, na casa dos 4,62%.
E 2025?
Para 2025, segundo o economista Celso M Correa, consultado pelo Dever de Classe, há perspectiva real de crescimento bem acima do praticado no ano em curso. Ele, a seguir, explica por quê.
Leia também:
- Fundeb tem alta de até 34% em julho
- Mais de 250 entes podem perder verbas do Fundeb
- Saiba como consultar o Fundeb de estados, DF e municípios
- Fundeb tem nova alta em quase todo o Brasil
Por que você projeta um reajuste maior que esse de 3,62% praticado em 2024?
A atualização do magistério é definida com base no custo aluno ou Valor Aluno Ano do Ensino Fundamental Urbano – VAAF do FUNDEB, de dois anos anteriores. E o VAAF tem a ver com dois fatores primordiais: receitas públicas e número de matrículas da Educação Básica. Estritamente em relação às receitas públicas, pode-se dizer que elas estão crescendo, pois a economia geral do país também está: mais empregos formais e informais, mais consumo, mais arrecadação de tributos... Em 2023, o PIB cresceu quase 3%. E, segundo o Banco Central, deve terminar o ano em curso com alta de 2,3%. É isto que deve melhorar o reajuste do magistério em 2025. Não tem como ser diferente. Basta ver o crescimento das receitas do próprio Fundeb. Por que crescem? Porque está havendo mais arrecadação de tributos, como ICMS, IPI e outros impostos que compõem a Cesta desse fundo.
E quanto às matrículas na Educação Básica, algo que também interfere no reajuste?
Creio que também tendem a crescer. O Governo Federal criou um importante incentivo ao alunado do Ensino Médio: o Projeto Pé de Meia, que dá dinheiro a quem permanece na sala de aula. Isto incentiva não apenas o pessoal do Ensino Médio. Estimula toda a cadeia, desde a Educação Infantil até a etapa final da Educação Básica. Por que seria diferente? Por que as matrículas cairiam?
Continua, após quadro abaixo.

Então, com base nesses fatores que você elencou, reajuste de 2025 tende a ser bem melhor que o deste ano?
Sim. Vamos pegar só um fato recente. Em 2021, reajuste foi ZERO, certo? E por quê? Por que a economia do país estava muito mal por causa da pandemia. Já em 2022, índice pulou para 33,24%. Certo? E por quê? Porque a economia começou a se recuperar. Como o índice de 2021 foi ZERO, uma simples melhorada nos números econômicos bombou o reajuste em 2022 para mais de 33%. Isto deve se repetir em 2025. Explicando melhor: em 2024, reajuste foi bem pequeno: 3,62%. A economia continuando a melhorar, como tudo indica, fará com que em 2025 se tenha um percentual bem acima desses 3,62%. É a lógica da coisa. Mas vamos aguardar.
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
O superávit foi de US$ 86,6 milhões, que representa 81,2% dos produtos exportados
A era da Estupidez?
"Não há nada mais caro na vida que a doença – e a estupidez" (Sigmund Freud)
Por super-rico entenda-se aquele que tem tanto dinheiro por não pagar imposto que a classe média nunca chegará nem perto; cole as dez imagens nas redes sociais
Percentual é de 30% sobre o salário bruto; aos demais funcionários de escolas também é garantido o benefício
Eles sabem que é com os impostos dos pobres que garantem suas altíssimas regalias, por isso só defendem os ricaços; confira quanto consomem alguns dos principais líderes do bando
Na comparação com mesmo período do ano anterior, recursos cresceram em quase todos os entes da federação
As escandalosas mamatas dos inimigo do povo
Sobre Educação & muito mais...
O superávit (saldo da Balança Comercial de maio de 2025) foi de US$ 87,9 milhões, que representa 67,4% dos produtos exportados
"Não se trata de censura ou tolher a liberdade de expressão, como afirma a extrema direita dentro e fora do Parlamento, e os aliados das big techs, mas de combater crimes"