Prática ocorreu durante aprovação da Reforma da Previdência, onde o governo liberou bilhões em verbas parlamentares a deputados e senadores do 'centrão'. Projeto precisa de 308 votos na Câmara e deve ir a votação após feriado de 12 de outubro.
De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
Advogados de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira bem que se esforçaram... Mas cadeia é o destino

Personagens dignos de filmes de terror. Foto/reprodução
- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / Ocorreram na manhã desta quarta-feira (3) as defesas dos quatro principais envolvidos na trama golpista que visou implantar no Brasil uma nova ditadura, cuja senha de entrada era os assassinatos de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Os advogados de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira bem que se esforçaram... Mas não convenceram. Cadeia é o destino desses golpistas.
"30 anos é demais", Van Gogh e Belchior
Durante exposição oral, juristas apelaram a tudo para defender indefensáveis, desde dizer que "30 anos é demais" até citar o pintor pós-impressionista holandês Van Gogh e o cantor e compositor brasileiro Belchior. Veja resumo mais abaixo.
Siga e receba atualizações
Defesa de Bolsonaro
O advogado Celso Vilardi repetiu o que já faz desde que assumiu a causa, sobretudo quanto a tentar desqualificar a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do capitão. No final, contudo, acabou foi reconhecendo que Bolsonaro é criminoso, ao dizer que "30 anos de cadeia é demais". Pode ser. Talvez uns 29 já esteja de bom tamanho.
Defesa do general Heleno
Matheus Mayer Milanez focou na mirabolante tese de que Heleno não teve qualquer participação, pois "há tempos teria se afastado de Bolsonaro", embora tenha sido um dos "homens" mais influentes do capitão e só tenha saído do palácio no apagar das luzes do governo. 29 anos de cana também está bom para esse golpista.
Defesa do Paulo Sérgio Nogueira
O jovem Andrew Fernandes centrou a defesa do seu cliente nele mesmo advogado. Em vez de tentar refutar as graves denúncias contra o ex-ministro da Defesa, buscou mostrar "erudição", ao citar Gonçalves Dias, Virgílio (poeta italiano), Ariano Suassuna, Lewis Carroll, o pintor Holandês Van Gogh e o cantor e compositor brasileiro Belchior. Referência a este último foi com trecho da canção "Tudo Outra Vez": Minha rede branca / Meu cachorro ligeiro... Nogueira terá muito tempo para curtir esses grandes mestres na cadeia.
Defesa de Braga Netto
José Luis Oliveira Lima, sem muito o que alegar, usou a mesma arma do advogado de Bolsonaro: desqualificar o X9 Mauro Cid. Até saiu-se bem quanto a desmoralizar o dedo-duro. Mas nada acrescentou que possa livrar Braga Netto da prisão, onde ele inclusive já está.
Em apuros
Enfim: os golpistas estão literalmente em apuros.
Com informações de O Globo e Folha de S.Paulo
Mais recentes...
Deputado quer obrigar professores a fazer exames periódicos para saber se usam drogas ilícitas
Projeto tem caráter persecutório, preconceituoso e exclusivista, pois visa constranger os docentes das redes públicas de todo o País. Medida não traz qualquer estudo — científico ou não — que justifique a iniciativa.
Projeto já passou na CCJ da Câmara. Governo Bolsonaro quer dar um calote nos precatórios da União. Caso medida seja aprovada, profissionais do magistério serão muito prejudicados.
A data foi instituída pela Unesco em 1994. Em 2021, o calendário homenageia professores, pessoal de apoio à educação e membros de sindicatos que faleceram em decorrência da Covid-19.
Mobilizar para impedir manobras de última hora e garantir o reajuste do magistério em 2022
Só duas medidas podem ser tomadas para barrar o reajuste de 31,3% no piso do magistério em janeiro de 2022. Pressão da categoria pode evitar que se efetivem.
Caetano: "Eu amo o Lula, porque ele é uma figura em nossa História que não dá para você desprezar"
Em entrevista a O Globo, o cantor baiano fala também que Lula está ganhando de lavada nas pesquisas e que votará no petista.
Fundeb: repasses do BB crescem para todos os estados e viabilizam reajuste de 31,3% do magistério
Alta nos recursos é resultado da recuperação de vários tributos que compõem o fundo que paga os professores, como ICMS e os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e FPM).
Verbas de setembro deste ano cresceram em todos os estados, se comparadas ao mesmo período de 2020, o que mostra reforço nos cofres de prefeitos e governadores.
Prefeitos e governadores começam campanha para convencer a população que aumento é inviável. Educadores mostram que acreditam na proposta e a consideram correta.
Câmara é pressionada a aprovar com urgência PL que rebaixa reajuste de 31,3% dos professores
Prefeitos e governadores usam novamente a velha e mentirosa desculpa de que o "piso do magistério quebra estados e municípios." Educadores não podem recuar.











