CNM pressiona Senado e Piso Nacional da Enfermagem cai drasticamente

04/12/2021

Entidade de prefeitos marcou mobilização para este mês para tentar derrubar também o Piso do Magistério.

Profissionais da Enfermagem devem se mobilizar para garantir melhor valorização. Imagem: aplicativo Canva.
Profissionais da Enfermagem devem se mobilizar para garantir melhor valorização. Imagem: aplicativo Canva.

Saúde | A Confederação Nacional de Municípios (CNM) cumpriu ameaça e pressionou senadores para reduzir drasticamente o Piso Nacional da Enfermagem, instituído no Projeto de Lei 2.564/2020. O presidente dessa entidade, Paulo Ziulkoski, já havia alardeado no portal da CNM que esse direito dos profissionais da Saúde levaria cidades a um "colapso".

Redução

Com pressão da CNM, valor aprovado anteriormente para a Enfermagem no próprio Senado caiu de R$ 7.315,00 para R$ 4.750,00, o que configura uma queda de 35% na proposta salarial desse valoroso pessoal da Saúde. Medida faz cair também, na mesma proporção, o piso dos técnicos e auxiliares de Enfermagem.

Carga Horária

Além de reduzir o valor do piso, CNM quer também aumentar a carga horária da Enfermagem. PL 2.564/2020 estipulou que o piso da categoria é para jornada de no máximo 30 horas semanais. Entidade de prefeitos quer que esse tempo seja maior. Ou seja, quer diminuir salário e aumentar jornada de trabalho.

Magistério

Após o anúncio, veja outro ataque violento que a CNM quer fazer, desta vez em relação ao Piso Nacional do Magistério. 

Mudar para baixo cálculo do piso do(a) professor(a)

Nos dias 14 e 15 deste mês, a CNM promete fazer forte agitação em Brasília para tratar de pautas que considera prioritárias, dentre as quais rebaixar — também drasticamente — o Piso Nacional do Magistério. Veja os detalhes dessa tramoia aqui.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. Aproveite para deixar também uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

PIX - Celular 86988453625 João R P Landim Nt

Mais recentes sobre saúde