Não misture feijão com arroz em um mesmo parágrafo 

12/03/2023

Separar as ideias é o principal fator que ajuda a dar clareza a uma redação.

Compartilhe!


Dicas de Redação | Em particular quando se trata de uma dissertação, parágrafos bem construídos contribuem para que o texto tenha clareza, principal qualidade de um bom escrito. 

E para que um parágrafo esteja claro — é crucial que não se misture em um mesmo tópico as várias ideias que serão desenvolvidas. Feijão é feijão e deve ficar em um parágrafo. Arroz é arroz e deve ficar em outro. O melhor, assim, é que o parágrafo venha com:

  1. apenas uma IDEIA PRINCIPAL ou tópico frasal, que na prática é o que de mais importante se quer dizer. Ex.: Feijão é bastante nutritivo e faz bem à saúde. (É a introdução).
  2. uma ou duas IDEIAS DE APOIO, que servem para justificar a ideia principal. Ex.: Pela quantidade de ferro que tem e fibras, esse alimento ajuda a prevenir e combater várias doenças, como anemia e prisão de ventre, por exemplo. (É o desenvolvimento).
  3. por fim, uma conclusão lógica sobre o que se afirmou. Ex.: É preciso, pois, incentivar as pessoas — adultos e crianças — a consumir com regularidade essa delícia do campo.

Continua, após o anúncio.

Observe o parágrafo feito:

Feijão é bastante nutritivo e faz bem à saúde. Pela quantidade de ferro que tem e fibras, esse alimento ajuda a prevenir e combater várias doenças, como anemia e prisão de ventre, por exemplo. É preciso, pois, incentivar as pessoas — adultos e crianças — a consumir com regularidade essa delícia do campo.

O que torna tal parágrafo claro é que ele vem com apenas uma ideia principal, ou seja, um tópico sobre o qual se fala, no caso, os benefícios do feijão.


Caso se quisesse falar de outro alimento, o indicado seria construir uma nova unidade do texto, isto é, outro parágrafo. Veja:

O arroz, além de cadeira cativa na mesa dos brasileiros, também é outro alimento bom para ajudar na alimentação do dia a dia. (Ideia principal) É rico em fibras, sobretudo o integral, e fornece energia, por conta do carboidrato. (Ideia de apoio) A ingestão desse cereal é, portanto, bastante recomendada a quem quer gozar de boa saúde. (Conclusão).

Continua, após o anúncio.

Escrever e falar de forma clara é essencial a todos que prezam por uma boa comunicação.
Escrever e falar de forma clara é essencial a todos que prezam por uma boa comunicação.

Observe que o segundo parágrafo está também bastante compreensível. E isto ocorre principalmente porque nele também há apenas uma ideia principal abordada, isto é, os benefícios do arroz.

Ao evitar misturar em um mesmo parágrafo feijão com arroz, o autor contribuiu para que, de conjunto, seu texto ficasse mais claro para o leitor.

A redação final, com o acréscimo de uma conclusão

Feijão é bastante nutritivo e faz bem à saúde. Pela quantidade de ferro que tem e fibras, esse alimento ajuda a prevenir e combater várias doenças, como anemia e prisão de ventre, por exemplo. É preciso, pois, incentivar as pessoas — adultos e crianças — a consumir com regularidade essa delícia do campo.

O arroz, além de cadeira cativa na mesa dos brasileiros, também é outro alimento bom para ajudar na alimentação do dia a dia. É rico em fibras, sobretudo o integral, e fornece energia, por conta do carboidrato. A ingestão desse cereal é, portanto, bastante recomendada a quem quer gozar de boa saúde.

Diante do exposto é preciso, pois, incentivar a população a ingerir com mais frequência esses dois alimentos. Neste sentido, governos devem fazer campanhas de incentivo e criar políticas para baratear os preços dos mesmos.

Em resumo:

Ao elaborar sua dissertação, procure sempre construir parágrafos que contenham apenas uma ideia principal. Isto é importantíssimo para que o professor possa entender melhor o que você escreveu. Arroz e feijão só é bom misturar na barriga. Até no prato, vêm separados. 

Se gostou, compartilhe!


*Por Landim Neto, editor do site, graduado em Letras Português e professor da Educação Básica. Clique e acesse a página.

Siga-nos!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para que possamos manter nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

Chave parta Pix

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Você também pode gostar destas