Ao deslocar uma vírgula, Pe Vieira fez sumir a base de toda a religião cristã

25/02/2020

COMPARTILHE!

Portuga / Padre Vieira é considerado o maior orador sacro da Língua Portuguesa.

Publicidade

Imagem: aplicativo Canva.
Imagem: aplicativo Canva.

Segundo a Bíblia, Maria e outras mulheres foram visitar na manhã de domingo a sepultura de Jesus. Lá, encontraram alterada de lugar a pedra que lhe vedava a passagem. Um anjo informou:

— Ressuscitou, não está aqui!

Mil e quinhentos anos depois, Padre Vieira mostrava como um pequeno detalhe da frase mudaria todo o seu sentido e, com ele, o destino do mundo.

— Ressuscitou não, está aqui. Continua, após o anúncio.

Leia também:

Padre Vieira, considerado o maior orador sacro da Língua Portuguesa, apenas deslocou uma vírgula que, na linguagem oral, corresponderia à mudança de pausa na fala do anjo. 

Enquanto na construção original fica claro que houve um fato sobrenatural — base de toda a religião cristã — na frase propositalmente deturpada por Vieira desaparece a sobrenaturalidade e toda a fundamentação do cristianismo. Continua, após o anúncio.

A lição do Padre Vieira nos mostra que saber usar de forma correta a vírgula é algo importante. Muito importante. 

Reescrito a partir de: Tópicos de Linguagem - Gramática. A Pontuação: Teoria e Prática. Maria Paula Parisi Lauria. São Paulo, Atual Editora, 1989.

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e precisamos de apoio para que possamos manter nossas publicações. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PayPal

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

Deixe de aterrorizar os brasileiros com suas ameaças. Aceite que a maioria do povo não o quer mais. Vá rezar, se benzer, tomar um banho de sal grosso no lombo. Peça perdão por seus crimes cometidos na presidência. O Brasil quer é Lula de novo", diz um dos trechos enviado pela docente.
Jair Bolsonaro sabe que as urnas são seguras e que as pesquisas refletem vitória de Lula no primeiro turno, tal também como acertaram em relação ao próprio atual presidente em 2018. Por isso, só resta ao capitão berrar, para tentar tumultuar o dia do pleito e ganhar no grito. Coisa de baderneiro desesperado", diz o cientista político, que faz...