Não fique triste, você não está sozinho

19/01/2024
Imagem ilustrativa: Canva.
Imagem ilustrativa: Canva.

Tudo é feito para você pensar que é culpado pelos próprios fracassos que eventualmente venha a ter.


Ponto de Vista |  "Estava mais angustiado que um goleiro na hora do gol..." Lembra desse verso inicial de uma velha canção do Belchior? Pois é. Como é difícil encontrar alguém que algum dia não se sentiu desse jeito aí. Difícil mesmo, sabe.

E o problema maior não é somente se angustiar, ficar triste e se sentir sozinho diante de um momento difícil. O grave da coisa também é se culpar pelas derrotas que, como goleiros na hora do gol, sofremos na vida. Uma roubada.

Pouca coisa neste mundo é tão atormentante como se sentir culpado. Sentir-se culpado por não ter a casa bonita que você vê nos bairros ricos da cidade. Sentir-se culpado por não poder viajar e conhecer outros países, ou mesmo perambular dentro do seu. Sentir-se culpado por não poder comprar um presente para o filho ou para si mesmo. E por aí vai...

Mas será que uma pessoa, modo geral, é culpada por não conquistar o que merece? Via de regra, não. Claro que não. Se assim fosse, o que justificaria um trabalhador labutar o dia todo e, ao final do mês, receber um salário que mal dar para pagar suas contas? Ou um estudante de escola pública queimar pestanas e não conseguir entrar na faculdade que sonhou? Parece que a coisa é mais complexa. Bem mais.

Continua, após o anúncio.

A verdade mais verdadeira para mim é que tudo é engendrado para você pensar que é culpado pelos próprios fracassos que eventualmente venha a ter. "Ganha pouco porque não se esforça". "Não entra na faculdade porque não estuda o suficiente". Isto é o que diz de forma sofisticada a meia dúzia no planeta que ganha bilhões sem fazer nada. Para isso, são donos ou controlam toda a chamada grande mídia.

E aí você acredita. E se angustia, se culpa e se sente sozinho, porque o bombardeio ideológico é avassalador. É como o escravo que acreditava que não seria possível um modelo de sociedade em que ele não fosse escravo. E estava errado, como já se sabia no tempo em que ele acreditava nessa mentira vomitada por tirânicos senhores. Tem até um autor alemão que fala disso, depois lembro o nome.

Pois bem. Quando você estiver angustiado como um goleiro na hora do gol, não espere, voltando ao Belchior, que alguém entre em você como um Sol no quintal e o salve de uma situação que não é só sua, e sim da maioria do povo mundo afora. É a enorme concentração de riqueza que gera derrotas que muitas vezes a gente pensa que é uma culpa individual. Por isso, não fique triste. Você não está sozinho.

Compartilhe e curta nossas redes sociais — para receber atualizações.

Siga-nos!

Doe e ajude esta página a se manter no ar.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt


Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Leia também: