Mentira que parece verdade sobre legalizar maconha

24/03/2024

Cerveja e cigarro comum são liberados em todo o planeta. Nem por isso todo mundo fuma ou bebe.

Domingo, às 00:57

Compartilhe!

Está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) a descriminalização do uso recreativo da maconha. Na essência, projeto prevê apenas não punir quem for pego com cannabis para uso meramente pessoal. Corretíssimo.

Elementos grosseiros, ignorantes e/ou mal intencionados da direita e ultradireita, contudo, batem muito forte na proposta. Para tanto, lançam mão de velhas falações que eles próprios não conseguem sustentar.

O "argumento" que vomitam nas redes sociais — o principal — reza que a "descriminalização do uso recreativo da maconha levará todo mundo a fumar". Mentira.

Os "conservadores" — hipócritas, na verdade — que falam isso com algum vestígio de sinceridade, certamente são ou já foram adeptos de um baseado. E acham ou acharam muito bom. Por isso, creem que todo mundo também vai fumar e gostar, caso se descriminalize a coisa.

Não é bem assim, contudo. A cannabis já é legalizada para uso recreativo em muitas regiões, inclusive dos EUA. Não há nenhum estudo sério, científico ou não, que aponte adesão massiva ao consumo do produto apenas porque ficou liberado. Pelo contrário.

Quanto a isso, basta ver o paralelo relativo a outras drogas, de efeito bem deletério à saúde humana, como o álcool e o tabaco. Liberados à direita e à esquerda no planeta, não existe qualquer apanhado relevante provando que todo mundo bebe uísque, cachaça ou cerveja apenas porque não é proibido. O mesmo vale em relação ao cigarro comum.

Essa história, portanto, de urrar contra a legalização da cannabis não é sequer coisa de conservador. É só mesmo ignorância e canalhice de reacionário. Gente desclassificada.

A partir de 1º de abril, uso recreativo da cannabis será livre na Alemanha. É mais um país a adotar a medida. O Brasil, cedo ou tarde, também terá de seguir.


Compartilhe!

Tópicos relacionados:


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Mais recentes do tópico Justiça


Destaques no Brasil e no mundo...