Legalização da maconha virá por imposição do mercado, diz especialista

06/03/2024

Mais cedo ou mais tarde a Cannabis será usada como mais uma fonte legal de lucros para grandes investidores capitalistas, e com o voto dos evangélicos, conservadores & cia.


Compartilhar matéria


Quarta-feira, às 22:55

Economia | Tema polêmico e motivo de histeria ignorante e hipócrita por parte dos ditos conservadores nacionais, a liberação da maconha para uso pessoal teve votação suspensa nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF). Placa estava 5 a 3 pela descriminalização quando o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo e interrompeu a discussão. Votaram contra os ministros André MendonçaNunes MarquesCristiano Zanin. E a favor:  Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber (aposentada).

O mercado vai impor aprovação

Independentemente de qualquer polêmica, o mercado se encarregará, mais cedo ou mais tarde, de impor a descriminalização. A "cannabis será usada como mais uma fonte legal de lucros para grandes investidores capitalistas, e com o voto dos evangélicos, conservadores & cia", diz o economista Júlio S Silva, consultado pelo Dever de Classe.

Confira mais detalhes, após o anúncio.

Foto: Freepik.
Foto: Freepik.

Por que você avalia que a legalização da maconha será imposta por grandes investidores capitalistas?

É uma tendência mundial, em franca expansão. No capitalismo tudo vira mercadoria para vender em prateleiras de lojas. Com a cannabis não será diferente. Mais cedo ou mais tarde será usada como mais uma fonte legal de lucros para grandes investidores, e com o voto dos evangélicos, conservadores & cia. É só aguardar.

Mas no Brasil os ditos conservadores são muito radicais, principalmente no Congresso Nacional.

Esses "conservadores radicais" gostam mesmo é de dinheiro. Na hora que megaempresários abraçarem a causa, eles abraçam também.

E onde tem sido liberado, a lucratividade é boa?

Muito boa. Em Nova York, por exemplo, apenas em 2023, a estimativa de lucro com a liberação do uso recreativo da maconha para maiores de 21 anos foi de US$ 1,2 bilhão. E no Brasil, segundo empresa de inteligência de mercado de cannabis Kaya Mind, arrecadação seria de R$ 8 bilhões no período de quatro anos após a legalização da plantinha. Está em matéria do UOL de 2022.

Do ponto de vista econômico, que outros benefícios a descriminalização da maconha poderia trazer ao Brasil?

Altos custos com repressão acabariam, na medida em que o uso recreativo e medicinal estaria regulamentado em leis e o tráfico tenderia a ser extinto, tal como ocorre com as bebidas alcoólicas. Ninguém compra cerveja ou pinga de traficante.

Compartilhar matéria


tópicos relacionados

LEIA MAIS SOBRE O TEMA:


Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.


Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente. 

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br 

Mais recentes...