Hoje na História: 24 de Março

24/03/2024

Em 1969, capital do Brasil passa a ser Curitiba, por influência do prefeito da cidade e governador do PR à época, fãs dos milicos que aterrorizavam o país. Confira este e outros fatos que marcaram o 24 de Março no Brasil e no mundo.


Compartilhe a matéria

O 24 de Março é marcado por vários fatos relevantes, como:

  • 1721 - O multi instrumentista alemão Johann Sebastian Bach dedicou seis concertos ao marquês Cristiano Luís de Brandemburgo-Schwedt, hoje comumente chamado de Concertos de Brandemburgo.
  • 1829 -  Parlamento do Reino Unido aprova o Ato de Ajuda Católica, permitindo que os adeptos do catolicismo ocupem assentos no Parlamento.
  • 1854 - Fim da escravidão na Venezuela. O presidente José Gregorio Monagas assina termo neste sentido.
  • 1882 -   A descoberta da Mycobacterium tuberculosis, a bactéria responsável pela tuberculose, é anunciada pelo médico Robert Koch.
  • 1969 - Capital do Brasil passa a ser Curitiba, por influência do prefeito da cidade e governador do PR à época, fãs dos milicos que aterrorizavam o país. Mais abaixo, após a foto que ilustra esta matéria, vamos dar mais detalhes deste acontecimento.
  • 1976 - As Forças Armadas da Argentina dão um golpe de Estado e depõem a presidente Isabelita Perón.
  • 1986 - Rolling Stones lança o álbum "Dirty Work", primeiro pela CBS.
  • 1991- Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Após o anúncio, mais detalhes do fato de Curitiba ter sido capital do Brasil.


Tópicos relacionados:


Curitiba, capital do Brasil

No dia 29 deste mês, Curitiba completa 331 anos. O Dever de Classe a parabeniza pelo aniversário, com um abraço muito especial a todos e todas dessa cidade que não têm o fascismo ou o direitismo tosco como referências de vida. 

Terra, muito bonita e próspera, para quem não sabe ou conhece, já foi capital do Brasil, durante três dias. Fato ocorreu em 1969, entre os dias 24 e 26 de março, por influência do prefeito e do governador do Paraná à época. O presidente ilegítimo e autoritário do país era o general Artur da Costa e Silva.

É importante destacar, em relação a tal episódio, que Curitiba não foi capital do Brasil no período militar porque a maioria de seu povo apoiava a ditadura de então. Pelo contrário. A cidade inclusive foi uma das primeiras a receber os comícios das Diretas Já, em 1984, movimento que mandou os milicos de volta para a caserna.

No áudio abaixo, o mestre em História e professor do Colégio Positivo — Thiago Felipe dos Reis — explica melhor a questão.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.