Só a esquerda tem projetos consequentes para a Educação

27/12/2021
PT, PSOL, PCdoB & Cia podem ampliar o número de estabelecimentos de ensino públicos e melhorar as carreiras e salários do magistério. Imagem: Instituto Lula.
PT, PSOL, PCdoB & Cia podem ampliar o número de estabelecimentos de ensino públicos e melhorar as carreiras e salários do magistério. Imagem: Instituto Lula.

Flávio N Noleto, docente e jurista

+ artigos deste autor

Educação | Com todos os defeitos, falhas e críticas que se possa fazer, não há como negar que Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, fizeram os melhores governos para a Educação Pública que este país já teve. 

Em suas gestões, foram criados centenas de institutos e universidades federais, além de expansão através de novos campi, ampliando de forma considerável o número de vagas nesses tipos de estabelecimentos para alunos carentes e de classe média.

Tal crescimento gerou também muitas novas vagas de emprego para professores e pessoal administrativo, o que não é pouca coisa, além de bem mais oportunidades de acesso a especialização, lato ou stricto sensu.

Na Educação Básica, os governos do PT criaram o Fundeb e o Piso Nacional do Magistério. Tais institutos permitiram uma melhora nos salários dos professores de estados e municípios e um crescimento acima da inflação. 

Em 2021, como se vê estampado no noticiário de todo o País, muitos docentes estão recebendo inclusive um razoável abono oriundo de sobras de recursos do principal fundo que mantém as escolas públicas.

Um partido de esquerda não poderia fazer diferente. É a esquerda que defende os interesses públicos, e só ela tem projetos consequentes para a educação.

Em 2023, com Lula no governo e engajamento do PSOL, PCdoB & Cia, espera-se que seja feito muito mais. Não há outro caminho a seguir.



Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. Aproveite para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

PIX - Celular 86988453625 João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação