No Brasil, médicos estão mais no Sudeste, Sul e setor privado

13/02/2023

Dados são da pesquisa Demografia Médica do Brasil (DMB), elaborada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e lançada neste mês de fevereiro.  

SAÚDE | Dados da sexta edição da pesquisa Demografia Médica do Brasil (DMB) revelam que médicos em nosso país estão mais concentrados no Sudeste, Sul e setor privado. Estudo foi elaborado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), lançado neste mês de fevereiro, segundo matéria no Jornal da USP (9).

De acordo também com a matéria:

"O número de médicos mais que dobrou em uma década, resultado da abertura de cursos e de vagas na graduação. As mulheres estão se tornando maioria na profissão, e há maior inclusão social no ensino médico, com mais alunos pretos, pardos e egressos do ensino médio público. No entanto, dados como o número de consultas médicas indicam a permanência da distribuição desigual de profissionais pelo País, concentrados nas regiões Sudeste e Sul e no setor privado. A residência médica, que forma especialistas, não acompanhou o crescimento da graduação e sofre com a falta de recursos." 

Continua, após o anúncio


Destaca também o Jornal da USP:

"O objetivo do trabalho é atualizar e trazer dados inéditos sobre a demografia dos médicos no Brasil, ou seja, o seu número, distribuição pelo território nacional e inserção dos profissionais no sistema de saúde. Nesta nova edição, uma parceria inédita com a AMB permitiu a realização de um levantamento de quantos especialistas e quais especialidades médicas estão presentes no País", relata ao Jornal da USP o professor Mário Scheffer, da FMUSP, que coordenou a elaboração do estudo. "Outras novidades deste ano são um censo dos estudantes de graduação e um inquérito nacional com médicos residentes, expondo a situação da formação especializada, além de dados sobre renda declarada e produção de consultas médicas no País", diz. A nova edição da DMB, com 346 páginas, que inclui um atlas mostrando a distribuição dos profissionais e das 55 especialidades médicas existentes no Brasil, em todos os Estados e no Distrito Federal, pode ser consultada aqui

Com informações de Júlio Bernardes - Jornal da USP - 09/02/2023.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes sobre saúde