Vitória de Boric golpeia neofascismo e reanima lutas dos trabalhadores

20/12/2021

Presidente eleito não é nenhum revolucionário marxista, no sentido estrito dos termos. Não há dúvidas, contudo, que é um freio no extremismo de direita que avançou nos últimos tempos sobre a América Latina, inclusive no Brasil, com Bolsonaro.

A luta agora é para guiar Boric rumo a uma política consequente para a classe trabalhadora e juventude de seu país. Foto/reprodução.
A luta agora é para guiar Boric rumo a uma política consequente para a classe trabalhadora e juventude de seu país. Foto/reprodução.

Mundo | O ex-líder estudantil Gabriel Boric é o novo presidente do Chile,  com maioria expressiva sobre o neofascista Antônio Kast: 54,72% a 45,28%.

Presidente eleito não é nenhum revolucionário marxista, no sentido estrito dos termos. Não há dúvidas, contudo, que tende a ser um freio no extremismo de direita que avançou nos últimos tempos sobre a América Latina, inclusive no Brasil, com Bolsonaro. Segundo bastidores de Brasília, o capitão está desolado com a derrota de seu irmão siamês chileno. Continua, após o anúncio.

Erros crassos no passado

A vitória de Boric, contudo, não apaga de seu currículo alguns erros crassos. O eleito ajudou a "aprovar a lei anti-barricadas, que fortaleceu a repressão e o encarceramento de ativistas. Atuou também impulsionando o Acordo pela Paz, que ajudou a salvar o governo de Piñera, e impôs amarras à nova Constituinte", segundo registro crítico do Esquerda Online (14).

Novo rumo

A luta agora é para guiar Boric rumo a uma política consequente para a classe trabalhadora e juventude de seu país. A vitória dele é um bom sinal para o Chile e ótima para intensificar a luta para varrer o neofascismo de todo o planeta. 

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. Aproveite para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

PIX - Celular 86988453625 João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre mundo...

Canção escrita por Michael Jackson e Lionel Richie — e gravada por 44 super astros do pop internacional — completa hoje 38 anos. Movimento visou arrecadar fundos para combater a fome na África. Mas foi muito pouco para enfrentar uma iniquidade que é própria de um regime em que as pessoas são divididas em classes sociais.
Texto destaca que, ao contrário de Donald Trump, que esteve no Capitólio, Bolsonaro preferiu se refugiar na Flórida — EUA — e frustrar sua horda de arruaceiros.