Bolsonaro promete usar calote no professor para dar aumento a servidor federal

16/11/2021

Se tal fato ocorrer, marcará a primeira vez que dinheiro destinado a docente estadual e municipal será usado para aumentar salário de funcionário da União.

Presidente Bolsonaro e sua mania de querer fazer cortesia com dinheiro dos professores. Foto: Agência Brasil.
Presidente Bolsonaro e sua mania de querer fazer cortesia com dinheiro dos professores. Foto: Agência Brasil.

Educação | Matérias da Folha de S.Paulo e do Globo desta terça-feira (16) dizem que o presidente Jair Bolsonaro confirmou que pretende usar uma parte do dinheiro vindo da PEC dos Precatórios para dar aumento salarial para todos os servidores federais. Percentual de reajuste pode chegar a 10%. A outra parte do dinheiro dessas dívidas da União, como também já anunciou o capitão, é para custear o programa eleitoreiro "Auxílio Brasil" em 2022. 

Como todos sabem, recursos que podem advir desse projeto, mais conhecido como Pec do Calote, são de professores e outros credores da União. Bolsonaro quer fazer cortesia com chapéu alheio.

Inédito

Se a promessa do capitão for posta em prática, caso Pec do Calote passe no Senado, pela primeira vez verbas destinadas a docente estadual e municipal serão usadas para aumentar salários do funcionalismo federal. Um feito inédito, portanto. Continua, após o anúncio.

"Justificativa"

Segundo a Folha, Bolsonaro anunciou o aumento para o servidor federal após participar de um evento empresarial em Manama, capital do Bahrein, aonde chegou após três dias de visita a Dubai. Disse o capitão:

"A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o [ministro da Economia] Paulo Guedes, e em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles [servidores] merecem, mas é o que nós podemos dar".


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Siga-nos!

Mais recentes sobre eduação