Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
Índice de 33,23% é oficial e não precisa de nova portaria
Portarias que definiram o reajuste — em consonância com a lei 11.738/2008 — já foram publicadas e resolvidas. Anúncio oficial feito pelo MEC não precisa ser acompanhado de novo documento desse tipo. Prefeito ou governador que se referir a isso para negar ou dificultar cumprimento da correção salarial estará de má fé ou mal intencionado.

Educação | Recebemos alguns questionamentos sobre se seria preciso o governo federal publicar nova portaria com o reajuste de 33,23% para os professores. Esclarecemos que não. Prefeito ou governador que se referir a isso para negar ou dificultar o cumprimento da correção salarial estará de má fé ou mal intencionado. Ou então deve ser seguidor da CNM. Entenda melhor, após o anúncio.
Leia também:
Definição do reajuste
O reajuste do magistério é calculado com base no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores. Assim, o de 2022 segue a equação simples abaixo:
- Custo Aluno de 2020: R$ 3.349,56.
- Custo Aluno de 2021: R$ 4.462,83 (Portaria Interministerial MEC/ME nº 10 - publicada em 21/12/2021).
- Crescimento de 2021 em relação a 2020: 33,23%.
- Percentual a ser aplicado em janeiro de 2022 para o magistério: 33,23%.
Apenas com esses dados, definidos ainda no ano passado, prefeitos e governadores já poderiam ter anunciado o aumento desde 1º de janeiro.
A tradição, no entanto, diz que o MEC deveria fazer um anúncio oficial sobre essa correção. Tal anúncio oficial foi feito dia 27 e agora não falta mais nada, a não ser estados, DF e municípios cumprirem a lei e pararem de enrolação.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE


