É mais dinheiro permanente para as gestões dos prefeitos e mais possibilidades de honrar compromissos, como o reajuste anual dos professores.
Educação
Piso do Magistério, Fundeb e outros temas relacionados
Compartilhar página
"Dentre as fontes que compõem a cesta de recursos do Fundeb, o ICMS tem um enorme peso. Diminuí-lo trará impacto negativo para o pessoal da educação."
Especialista diz que reajuste previsto para o magistério em 2022 não é alto e pode ser pago
16/10/2021
"Descontada a inflação e o aumento zero em 2021, correção salarial do professor fica dentro da média possível de ser paga, tendo em vista também a boa majoração de recursos."
Deputada propõe de forma descabida desviar dinheiro do Fundeb para fazer segurança dos alunos
15/10/2021
Parlamentar quer que, no mínimo, 15% da complementação da União a estados e municípios sejam destinados a esse fim. Um absurdo, pois já há medidas relativas a segurança em todas as redes de ensino.
Segundo o projeto, no mínimo 90% dos professores das redes públicas devem ser efetivos e contratados via concurso público.
Majoração nas verbas do fundo desmonta discurso de prefeitos e governadores sobre reajuste do magistério previsto para janeiro de 2022.
Os dois polêmicos PLs têm autoria de Eduardo Bolsonaro e Kim Kataguiri e são exclusivos para professor e estudante de escola pública.
Prefeitos querem que dinheiro desse fundo saia do BB e da Caixa para outras instituições financeiras. Isto pode trazer — já a curto prazo — prejuízos aos profissionais do magistério e à educação básica pública como um todo.
Ministro da Educação de Bolsonaro vira réu por fugir para os EUA sem pagar dívida de condomínio
10/10/2021
Investigado em dois inquéritos pelo STF, Abraham Weintraub disse que saiu do Brasil porque temia ser preso. Deixou para trás débito de mais de R$ 20 mil junto ao condomínio Morada das Torres do Sol. Seu irmão, Arthur Weintraub, também está envolvido no mesmo calote.
Além de reajuste para ativo e inativo, lei do piso garante também menos aula para o docente
09/10/2021
A Lei Federal nº 11.738/2008 foi considerada constitucional pelo STF. Decisão tem efeito erga omnes, isto é, obriga todos os entes federativos a cumpri-la.
Na eleição de reitor, STF decide que votos de professor, técnico e estudante não valem nada
09/10/2021
Decisão do Supremo vale também para escolha dos diretores das instituições federais de ensino superior. É o enterro legalizado da Autonomia Universitária. O presidente Bolsonaro agradece.
Deputado quer obrigar professores a fazer exames periódicos para saber se usam drogas ilícitas
05/10/2021
Projeto tem caráter persecutório, preconceituoso e exclusivista, pois visa constranger os docentes das redes públicas de todo o País. Medida não traz qualquer estudo — científico ou não — que justifique a iniciativa.












