Governadores comemoram em suas tocas a condenação

12/09/2025

Para Tarcísio, Caiado & Cia, Bolsonaro preso é chance real de concorrer à presidência com pelo menos sonho de vitória

PROCURAR

Foto/reprodução.

Política / Conforme previsto, Bolsonaro e mais seis réus receberam penas elevadas sugeridas por Alexandre de Moraes e devem passar alguns aninhos na cadeia. No caso do genocida, são 27 anos, três meses e multa. 

Tristezas, ratos e comemorações

Tem gente triste? Sim. Tem gente muito triste? Sim. Tem gente comemorando? Sim, milhões, entre os quais os cinco principais governadores que sonham com o apoio direto do mito em 2026. Para Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná) e Jorginho Melo (Santa Catarina) — prisão de Jair Bolsonaro significa a chance real de disputar a presidência com pelo menos o sonho de ganhar de Lula. Eles não podem é admitir isso publicamente, claro. Por isso, comemoram em suas tocas. É como disse o Carlos Bolsonaro, o 'Carluxo": não passam de ratos! E está certo.

Leia também:

Siga e receba atualizações

Mais recentes...

Salários do magistério devem ser aumentados para que, no mínimo, 70% dos recursos do Fundeb sejam totalmente absorvidos durante o ano com pagamento de pessoal. É o que determina a atual lei desse fundo. Alternativa imediata é pagar o reajuste de 31,3% previsto para 2022. Melhoria na remuneração é o que legalmente evitará isso que chamam de 'sobras'...
Planos de remuneração e carreira de estados e municípios preveem uma série de direitos ao magistério. Em muitos casos, contudo, vários não são efetivados e boa parte dos educadores ignora a questão. Por isso, todo ano é comum sobrar recursos do Fundeb. É preciso cobrar logo, pois Reforma Administrativa (Pec 32), se aprovada, proíbe vantagens ao...
Majoração de recursos do fundo e outras receitas, como FPM, e menos gastos devido a falta de reajuste para o magistério, contribuem para o superávit de estados e municípios. Tal contexto aponta para abono neste ano ao docente e também reajuste do piso do(a) professor(a) em 2022.
Informações oficiais sobre arrecadação e execução das verbas desse fundo são necessárias para saber se há sobras de recursos, o que pode implicar em atualização de planos de carreira para 2022 ou distribuição de abono ainda neste ano. Sindicatos já começam a cobrar e anunciam mobilização.

Educação | É falsa a ideia de que o "Piso Nacional do Magistério quebra estados e municípios", como prefeitos e governadores costumam alardear, sobretudo quando se aproxima o mês de janeiro, período em que têm de reajustar esse direito dos professores e do pessoal de apoio à docência.