DA REDAÇÃO | É do artista Jota Camelo a melhor descrição (em texto e charge) sobre o fake news O Mecanismo, criado pelo "cineasta" José Padilha para caluniar Lula, Dilma e o PT. (Ver arte ao final da matéria).
O jogo de "me engana que eu gosto" entre Tarcísio e Bolsonaro
O fim dessa historinha entre dois mentirosos pode resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026

- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / É famosa a fábula do "Sapo e o Escorpião", onde o primeiro é picado e morto após ceder a um apelo bem feito pelo segundo. No enredo político brasileiro atual, é mais ou menos parecido com o que ocorre entre Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
O governador de São e todo o Brasil sabem que para 2026, além de Lula, só um outro candidato consegue atrair muitos votos: Jair Bolsonaro. O capitão, candidato ou não (tudo indica que não), tem o comando da amplíssima maioria dos eleitores que se opõem ao atual presidente do país, sejam os mais moderados ou os mais extremistas.
Caso Bolsonaro de fato não possa disputar, é Tarcísio quem, na oposição, se habilita como o "mais competitivo" para o pleito. O dilema é que essa "competitividade" toda é praticamente nula se não tiver a bênção do capitão. Bolsonaro dará? Tudo leva a crer que não.
Continua
Siga e receba atualizações
Bolsonaro, bem ao contrário do sapo que acreditou no escorpião, sabe que Tarcísio eleito seria um animal peçonhento fora de sua gaiola, até porque vê claramente o conluio do governador com a Globo & Cia para tentar bani-lo da vida pública nacional. Por que iria apoiar veneno contra si mesmo?
Deste modo, por mais que Tarcísio prometa indulto ao capitão em troca de apoio ao Planalto, Bolsonaro sabe que isso não teria como se cumprir, pois ao governador eleito presidente não interessaria reabilitar alguém que poderia ser mais um a querer destruir seu próprio governo. Ou não?
Assim, se não pensar bem, quem pode passar de potencial escorpião a sapo é o próprio Tarcísio, caso ceda ao apelo de Jair Bolsonaro para que consiga anistia irrestrita ao capitão. Livre, Bolsonaro naturalmente seria o candidato contra Lula no próximo ano.
Contudo, como nessa historinha de "me engana que eu gosto" parece que só tem escorpião, Bolsonaro e Tarcísio vão acabar se envenenando mutuamente. E isso deve resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026. Talvez até no primeiro turno.
Relacionadas:
- Jair Bolsonaro: do Exército e Presidência às portas da cadeia
- Bolsonaro não quer derrotar Lula com qualquer um
- Bolsonaro se aproxima cada vez mais da cadeia
- De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
- A Morte de Ivan Ilitch e A Prisão de Jair Bolsonaro
- Tática à 'La Casa de Papel' de Bolsonaro vai acabar mal para ele
- Quem ainda tolera esse estorvo?
Mais recentes...
DA REDAÇÃO | Foi aprovado na última sexta-feira (23) na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL 9.468/18). Medida obriga escolas públicas e privadas de todo o País a capacitarem seus professores e demais funcionários em noções básicas de primeiros socorros, ou seja, no atendimento de emergências e urgências médicas. (Dê sua opinião sobre este...
Deputado justifica medida sob a alegação de que muitas crianças chegam até mesmo a morrer nas escolas públicas e privadas do País, vítimas de engasgos e outros acidentes. Projeto não prevê qualquer incentivo financeiro extra para os profissionais do magistério em virtude da nova (e delicadíssima) tarefa e responsabilidade que agora terão também que...
Proposta precariza a educação média, pois elimina quase a metade das aulas no ambiente escolar
DA REDAÇÃO | Segundo levantamento em portais de sindicatos de trabalhadores em educação de todo o País, a maioria dos prefeitos e governadores ainda não pagou o reajuste do piso do magistério em 2018. Este ano, a correção autorizada pelo MEC foi de 6,81%. E já deveria estar sendo paga desde janeiro, conforme reza a lei 11.738/2008. Todos...
DA REDAÇÃO | O alto empresário Flávio Rocha, dono das lojas Riachuelo e ligado ao MBL, atacou duramente em sua conta no Twitter os professores, ao chamá-los de vândalos, violentos e privilegiados. O forte ataque aos educadores veio por conta da greve que estes fazem no município de São Paulo contra a proposta do prefeito Doria (PSDB), que pretende...
A expectativa é que muitos educadores compareçam ao Palácio do TJ-Pi para acompanhar a negociação entre o Sinte-Pi, o governo e o Poder Judiciário. Dados do Banco do Brasil indicam que, apenas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o Estado do Piauí recebeu mais de R$ 200 milhões somente do FUNDEB. Nova proposta aos educadores deverá ser...
Educação rejeita abono e decreta greve geral por tempo indeterminado! Saiba mais e compartilhe...
Profissionais da educação exigem, dentre outras pautas, o pagamento imediato de 6,81% do piso do magistério. Greve deve se expandir para outros estados e municípios do País, vez que o piso da categoria é nacional
DA REDAÇÃO | A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) quer aumentar a jornada dos professores em sala de aula. Medida, além de absurda, é totalmente ilegal, pois contraria a lei federal 11.738/2008, a mesma que instituiu o piso do magistério.
A tendência é que a decisão dos educadores do Piauí seja seguida por vários estados e municípios do País











