Dados oficiais estão disponibilizados no site do Banco do Brasil. Variação para mais em janeiro/fevereiro chega até a quase 50%. Números desmentem discursos de prefeitos e governadores sobre suposta falta de dinheiro para cumprir o reajuste de 33,23% do magistério.
O jogo de "me engana que eu gosto" entre Tarcísio e Bolsonaro
O fim dessa historinha entre dois mentirosos pode resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026
- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / É famosa a fábula do "Sapo e o Escorpião", onde o primeiro é picado e morto após ceder a um apelo bem feito pelo segundo. No enredo político brasileiro atual, é mais ou menos parecido com o que ocorre entre Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
O governador de São e todo o Brasil sabem que para 2026, além de Lula, só um outro candidato consegue atrair muitos votos: Jair Bolsonaro. O capitão, candidato ou não (tudo indica que não), tem o comando da amplíssima maioria dos eleitores que se opõem ao atual presidente do país, sejam os mais moderados ou os mais extremistas.
Caso Bolsonaro de fato não possa disputar, é Tarcísio quem, na oposição, se habilita como o "mais competitivo" para o pleito. O dilema é que essa "competitividade" toda é praticamente nula se não tiver a bênção do capitão. Bolsonaro dará? Tudo leva a crer que não.
Continua
Siga e receba atualizações
Bolsonaro, bem ao contrário do sapo que acreditou no escorpião, sabe que Tarcísio eleito seria um animal peçonhento fora de sua gaiola, até porque vê claramente o conluio do governador com a Globo & Cia para tentar bani-lo da vida pública nacional. Por que iria apoiar veneno contra si mesmo?
Deste modo, por mais que Tarcísio prometa indulto ao capitão em troca de apoio ao Planalto, Bolsonaro sabe que isso não teria como se cumprir, pois ao governador eleito presidente não interessaria reabilitar alguém que poderia ser mais um a querer destruir seu próprio governo. Ou não?
Assim, se não pensar bem, quem pode passar de potencial escorpião a sapo é o próprio Tarcísio, caso ceda ao apelo de Jair Bolsonaro para que consiga anistia irrestrita ao capitão. Livre, Bolsonaro naturalmente seria o candidato contra Lula no próximo ano.
Contudo, como nessa historinha de "me engana que eu gosto" parece que só tem escorpião, Bolsonaro e Tarcísio vão acabar se envenenando mutuamente. E isso deve resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026. Talvez até no primeiro turno.
Relacionadas:
- Jair Bolsonaro: do Exército e Presidência às portas da cadeia
- Bolsonaro não quer derrotar Lula com qualquer um
- Bolsonaro se aproxima cada vez mais da cadeia
- De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
- A Morte de Ivan Ilitch e A Prisão de Jair Bolsonaro
- Tática à 'La Casa de Papel' de Bolsonaro vai acabar mal para ele
- Quem ainda tolera esse estorvo?
Mais recentes...
Paulo Ziulkoski continua a usar argumento falso para orientar gestores a dar calote nos docentes. Mesmo denunciado ao Ministério Público, presidente da entidade insiste em cometer crimes contra o magistério. CNTE precisa reforçar denúncias contra esse malfeitor.
O percentual deve incidir sobre toda a estrutura da carreira, independentemente de quanto o educador já receba atualmente como salário-base. E o valor nominal (R$ 3.845,63) pode ser aplicado de forma integral para jornadas de 20h, 24h e 30h. CNTE já lançou Nota Pública sobre a questão.
Categoria não abre mão do reajuste linear de 33,23% retroativo a janeiro. Movimento paredista está muito forte e programa várias atividades para pressionar o prefeito bolsonarista a cumprir a lei.
Quem ainda não recebeu deve ficar atento. Gestores podem responder administrativa, civil e penalmente por descumprimento de norma constitucional. Jurista tira as principais dúvidas sobre a questão.
Educação | Ainda repercute nas redes sociais o reajuste de 33,23% para o magistério. Oficializado com festa pelo presidente Jair Bolsonaro e seu insignificante ministro da Educação, que nem lembro o nome agora e não estou com tempo para pesquisar, correção atiçou ainda mais o fanatismo dos seguidores do "mito", inclusive alguns professores.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) citou dados escandalosos de uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro que comprovam desmonte no setor.
Novos dados sobre o reajuste do magistério
Especialistas em Direito Educacional desmontam discurso de gestores sobre uma suposta 'inconstitucionalidade' de portaria do MEC e da lei do piso. Governo Federal se omite de fazer a discussão. Categoria deve pressionar prefeitos e governadores a cumprir. Justiça também deverá ser acionada.
Mesmo denunciado no Ministério Público pela CNTE, Paulo Ziulkoski continua a repetir sua ladainha criminosa de que a lei do piso do magistério não existe mais. Em nova reunião com prefeitos, presidente da CNM tenta induzir gestores a dar calote no índice de 33,23% a que o magistério legitimamente tem direito.
. Processo foi impetrado no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o governo de João Doria (PSDB) e pode ser copiado em qualquer lugar do País. Especialista, no entanto, alerta para inconveniente da medida.











