Sindicato entra na Justiça para cobrar 33,23% do magistério

12/02/2022

.                      

Processo foi impetrado no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o governo de João Doria (PSDB) e pode ser copiado em qualquer lugar do País. Especialista, no entanto, alerta para inconveniente da medida.

Além da Justiça, magistério deve se mobilizar nas ruas para pressionar prefeitos e governadores. Imagem: galeria Webnode.
Além da Justiça, magistério deve se mobilizar nas ruas para pressionar prefeitos e governadores. Imagem: galeria Webnode.

Educação | Segundo matéria (11) no portal da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a APEOESP  entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo para exigir que o governo João Doria (PSDB) pague o reajuste de 33,2% no salário base dos professores, como forma de se  adequar ao piso nacional da categoria. Doria, apesar de comandar o maior orçamento do País e um dos maiores do mundo, usa todo tipo de subterfúgios para tentar burlar os direitos do magistério.

Incoveniente

Embora seja correto fazer o que a APEOESP fez, o experiente advogado José Professor Pachêco faz quatro importantes ponderações sobre essa questão de ingressar na Justiça para cobrar o reajuste dos professores. Confira, após o anúncio.

Leia também: 

As quatro ponderações do advogado

  • primeiro, porque se trata de reajuste (o judiciário é bastante cauteloso nessa matéria); 
  • segundo, porque a realidade jurídica está confusa, exigindo um esforço de interpretação; 
  • terceiro, porque o esforço interpretativo poderá resultar em entendimentos diferentes, entre os vários julgadores; 
  • e quarto, porque nenhuma decisão favorável terá eficácia imediata, pois enfrentará recursos nas instâncias superiores.

Leia íntegra AQUI.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação