O salário-educação e o pagamento de professores

16/03/2023
O salário-educação é uma contribuição social para ser usada na educação básica pública.

PISO NACIONAL | Recebemos alguns e-mails acerca do Salário-Educação, em particular sobre se pode ser usado no pagamento de professores e demais profissionais das redes públicas de ensino.

Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), "o Salário-Educação [lei nº 9.766/98] é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública, conforme previsto no § 5º do art. 212 da Constituição Federal de 1988."

Como regra geral, é para ser usado em despesas consideradas de manutenção e desenvolvimento do ensino, tais como as previstas no artigo 70 da LDB nº 9.394/96.

Continua, após o anúncio.


Leia também:

O salário-educação e o pagamento de professores

O artigo nº 7 da lei que trata do Salário-Educação VEDA sua destinação a pagamento de pessoal. Ou seja, não pode ser usado na remuneração de professores e demais profissionais da pasta.

Recursos dessa contribuição social podem ser aplicados apenas em despesas que visem a manutenção e desenvolvimento do ensino, tal como está no artigo 70 da atual LDB:

  • aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; 

  • uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino etc.

A principal fonte de recursos para pagar os profissionais da educação é o Fundeb, que aliás está crescendo bastante, conforme se pode conferir AQUI.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Mais recentes sobre piso do magistério