Não há nada certo ainda sobre quanto será o reajuste do magistério em 2026

19/11/2025

Há várias previsões, inclusive acima de 10%; e o que continua valendo é o cálculo aplicado desde 2010, cujo índice para o próximo ano será definido só em dezembro

>> Categorias: >> Piso do Magistério   >> Educação   >> Economia   >> Política

PROCURAR

>> Deixe uma colaboração! 

Pix: apoie@deverdeclasse.org  >> Mais opções  

O Dever de Classe tem recebido muitos e-mails sobre se o reajuste do magistério será de apenas 0,85% em 2026 ou até mesmo ZERO, tal como ocorreu em 2021. Nossos leitores citam recente matéria do site "Portal de Prefeitura" que trata dessa questão. Esse mesmo site fala também em correção apenas pelo INPC (inflação oficial, sem ganho real), "conforme o PL 3.776/08." Entenda melhor a questão, mais abaixo.

>> Leia também: Vinculação do piso à formação de nível superior é proposta acertada

>> Receba atualizações: 

>> WhatsApp   >> X (ex-Twitter)   >> Threads

Continua

Continuar lendo

Sobre reajuste de 0,85%

Em primeiro lugar, o "Portal de Prefeitura" não afirma que o reajuste do piso em 2026 será de apenas 0,85%. O que o texto diz é que "pode ser", baseado numa estimativa preliminar da CNTE. Ou seja, não há definição sobre isso, mesmo porque há também previsão embasada em dados de correção entre 10% e 15%.

Sobre atualização pelo INPC

Quanto a correção apenas pelo INPC (inflação oficial, sem ganho real), conforme PL 3.776/08, isso também não procede, pois esse referido Projeto de Lei nunca foi aprovado na Câmara, pelo menos até a data de publicação desta postagem. E não há indicativo de que seja, senão a CNTE já teria informado.

>> Leia também: Atualização da Lei 11.738/2008 melhora piso de docente com formação superior

O que continua a valer e a luta da CNTE

Para o reajuste de 2026, o que continua a valer é o critério da Lei 11.738/2008, baseado no crescimento do custo aluno dos dois anos anteriores. E isto só será definido mesmo no final de dezembro. 

Sobre essa questão do critério de reajuste, a CNTE luta para aprimorá-lo, através da mudança do cálculo, de forma que a correção seja no mínimo a inflação oficial mais ganho real. Veja mais detalhes nos links abaixo:


Nossa opinião

Por fim, no entendimento do Dever de Classe, reajuste do magistério em 2026 deve ser maior que os 6,27% deste ano. O mais provável é que ocorra o previsto pelo professor Renato Ramalho e correção fique entre 10% e 15%, pois o especialista apresenta dois bons argumentos em sua análise.

Contudo, a única coisa certa por enquanto é que nada está definido.

>> Deixe uma colaboração! 

Pix: apoie@deverdeclasse.org  >> Mais opções  

>> Receba atualizações: 

>> WhatsApp   >> X (ex-Twitter)   >> Threads


Dez mais recentes:

Ex-presidente agiu para ficar no cargo não apenas por tentar deslegitimar as urnas eletrônicas; projeto previa assassinatos de autoridades, o que não é pouca coisa; consequências serão proporcionais ao que planejou, ou seja, um bom tempo em regime fechado, coisa de um ano ou mais