"Coordenadores têm de assumir a sala de aula na falta do(a) professor(a)", diz docente
"Trata-se, em minha opinião, de um dever moral; o que não pode é deixar os alunos sem ter o que fazer"
Compartilhar
Redação Dever de Classe. Atualização: 24/05/2025, às 10:12

APOIE O SITE!pix@deverdeclasse.orgMais opções bancárias
Em e-mail enviado ao Dever de Classe, uma docente aborda de maneira muito firme uma questão comum nas escolas, que inclusive já tratamos aqui em nosso site: o quê fazer na ausência do(a) professor(a)? Coordenadores devem assumir a turma ou os alunos devem ser mandados embora?
Na opinião da professora paranaense Letícia C Brandão, não há o que discutir nesses casos: os coordenadores devem assumir a turma:
"Trata-se, em minha opinião, de um dever moral; o que não pode é deixar os alunos sem ter o que fazer."
- Após a sugestão de matérias, leia na íntegra a opinião da docente e vote na enquete sobre o tema!
Leia também:
Siga nossos canais e receba atualizações

Coordenadora acompanha aluna em tarefa devido ausência do professor. Foto ilustrativa: Freepik.
Vote na nova enquete sobre o tema:
*Eis a íntegra da opinião da professora:
"Li no Dever de Classe uma matéria sobre o quê fazer quando um professor falta à escola. Um ponto, entre outros, me chamou atenção: na enquete que acompanha o texto, a maioria (embora pequena) defende que os alunos sejam mandados embora se um docente falta. Quando vi, achei um absurdo!
Como assim, mandar os alunos embora se tem um coordenador ou coordenadora de plantão que pode assumir a tarefa da sala de aula?
Trata-se, em minha opinião, de um dever moral; o que não pode é deixar os alunos sem ter o que fazer. Ou seja: coordenadores devem ter o bom senso e acompanhar os alunos com algum tipo de atividade em sala de aula, que inclusive já deve estar bem planejada para eventuais casos assim.
Pensar diferente, a meu ver, é optar pelo egoísmo, comodismo e não ser solidário também com o próprio colega que faltou. Até porque, como se sabe, coordenadores são tão preparados para o exercício da sala de aula como qualquer outro educador. Por isso é que orientam os próprios professores em relação a isso. Ou não?
Quando falo que coordenadores têm de assumir a sala de aula, refiro-me a situações eventuais. O professor adoeceu, teve um problema em casa, coisas assim, algo de lá uma vez. Nos casos de licença médica acima de uma semana, por exemplo, a direção da escola deve solicitar um docente à Secretaria de Educação. Enquanto o substituto não chega, coordenadores tomam conta da turma.
É o meu entendimento. É o que acho mais sensato e lógico."
*Opinião dos nossos leitores não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores do site.
Caso queira, envie também o seu ponto de vista sobre o tema:
Compartilhar

APOIE O SITE!
- pix@deverdeclasse.org
- Mais opções bancárias