Docentes devem tomar alguns cuidados, se quiserem levar vida social com alunos fora da escola
COMPARTILHE!
Polêmicas / Primeiro é preciso avaliar o grau de maturidade de cada um. Mas, mesmo assim, há questões que jamais devem ser compartilhadas.
Publicidade
Não há dúvidas de que uma boa relação entre professores e alunos contribui muito no processo ensino-aprendizagem. É bom para os docentes e para os estudantes. Afinal, ambientes e climas hostis são negativos sob qualquer aspecto.
Isto não significa, no entanto, que um professor ou professora necessariamente deva levar uma vida social com a turma fora da escola, a não ser que tome alguns cuidados básicos, conforme veremos após o anúncio.
Enquete!
Importante observar
- Cautela. Por mais que o grau de entrosamento na escola e sala de aula seja bom, avalie bem o grau de maturidade do aluno ou aluna quando quiser levar uma vida social fora do ambiente de trabalho com eles.
- Álcool, jamais. Mesmo quando se trata de aluno maior de idade, tomar uma simples cervejinha com um estudante pode resultar em séria dor de cabeça, maior até mesmo que uma eventual ressaca provocada pela bebida. Continua, após o anúncio.
- Não é bom compartilhar intimidades pessoais e problemas de família relacionados a casamento, namoro, filhos ou outras. Muitos adolescentes, por mais reservados que sejam, costumam contar tudo o que sabem para os colegas.
- Ainda que tenha preferências entre os alunos, procure não deixar isto transparecer e, fora da escola, trate a todos com urbanidade e respeito.
- E namoro? É um tema mais polêmico, mas não pode ser encarado como algo proibido. Muitos casamentos bem sucedidos nasceram a partir da relação de sala de aula entre docentes e estudantes. Obviamente que, ao decidir sobre isso, cautela e cuidados devem ser redobrados para que erros não sejam cometidos. A idade do discente é crucial na tomada de decisão. Sob esse aspecto, o correto e aconselhável é jamais se relacionar com menores.
Caso queira difundir seu próprio entendimento sobre o tema, deixe um comentário mais abaixo ou escreva um artigo para nossa Redação - E-mail: polemicas@deverdeclasse.org
COMPARTILHE!
Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Você também pode gostar!
Mais recentes do site...
Lenda urbana
"O PT enterrou na lama da Cantareira a Carta de Princípios do Partido, os Núcleos de Base, por categoria..., faz uma penca de décadas"
O lema de campanha não foi escolhido à toa. Quem conhece Marinalva Santana sabe de seu profundo, histórico e honesto compromisso com uma sociedade justa, igualitária e sem preconceitos, onde todas as pessoas possam exercer livremente e na plenitude o exercício de serem felizes. Teresina rumo a ganhar uma vereadora Socialista e porreta! 50444 é o...
Pesquisas mostram que, quando um outro animal em sua casa morre, os gatos podem estar de luto junto conosco
O mestre em Física e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) — Nelson Cardoso Amaral — explica a questão
Censo 2022 revela que pessoas quilombolas a partir dos 15 anos eram 2,7 vezes mais analfabetas do que a população residente no Brasil
Evento acontece de 17 a 19 de setembro e é organizado pelo Grupo de Estudos de História e Economia Política (Gmarx) da USP, em parceria com a Escola de Formação Luiz Carlos Prestes