Docentes devem tomar alguns cuidados, se quiserem levar vida social com alunos fora da escola

16/01/2020

COMPARTILHE!

Polêmicas / Primeiro é preciso avaliar o grau de maturidade de cada um. Mas, mesmo assim, há questões que jamais devem ser compartilhadas.

Publicidade

A boa relação entre professores e alunos contribui para uma melhor aprendizagem. Imagem: arquivos Webnode.
A boa relação entre professores e alunos contribui para uma melhor aprendizagem. Imagem: arquivos Webnode.

Não há dúvidas de que uma boa relação entre professores e alunos contribui muito no processo ensino-aprendizagem. É bom para os docentes e para os estudantes. Afinal, ambientes e climas hostis são negativos sob qualquer aspecto. 

Isto não significa, no entanto, que um professor ou professora necessariamente deva levar uma vida social com a turma fora da escola, a não ser que tome alguns cuidados básicos, conforme veremos após o anúncio.

Enquete!

Importante observar

  • Cautela. Por mais que o grau de entrosamento na escola e sala de aula seja bom, avalie bem o grau de maturidade do aluno ou aluna quando quiser levar uma vida social fora do ambiente de trabalho com eles.
  • Álcool, jamais. Mesmo quando se trata de aluno maior de idade, tomar uma simples cervejinha com um estudante pode resultar em séria dor de cabeça, maior até mesmo que uma eventual ressaca provocada pela bebida. Continua, após o anúncio.
  • Não é bom compartilhar intimidades pessoais e problemas de família relacionados a casamento, namoro, filhos ou outras. Muitos adolescentes, por mais reservados que sejam, costumam contar tudo o que sabem para os colegas.
  • Ainda que tenha preferências entre os alunos, procure não deixar isto transparecer e, fora da escola, trate a todos com urbanidade e respeito.
  • E namoro? É um tema mais polêmico, mas não pode ser encarado como algo proibido. Muitos casamentos bem sucedidos nasceram a partir da relação de sala de aula entre docentes e estudantes. Obviamente que, ao decidir sobre isso, cautela e cuidados devem ser redobrados para que erros não sejam cometidos. A idade do discente é crucial na tomada de decisão. Sob esse aspecto, o correto e aconselhável é jamais se relacionar com menores.

Caso queira difundir seu próprio entendimento sobre o tema, deixe um comentário mais abaixo ou escreva um artigo para nossa Redação - E-mail: polemicas@deverdeclasse.org

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Você também pode gostar!

Mais recentes do site...