Sete coisas que o professor não pode esquecer quando entra numa sala de aula!

03/02/2020

Polêmicas / Em particular quando se trata de uma "turma do barulho", docente precisa tomar alguns cuidados básicos para dominar a situação.

COMPARTILHE!

Publicidade

Imagem: aplicativo Canva.
Imagem: aplicativo Canva.

Você tem ou já teve dificuldades para 'dominar' uma sala de aula? Sim? Pois não se preocupe! Você não está sozinho. Uma das maiores queixas de professores em todo o Brasil é a indisciplina ou a falta de interesse dos alunos. Como superar tal situação?

Abaixo, uma lista de sete orientações para quem quer lidar de forma eficiente com as famosas "turmas do barulho" ou mesmo as que não são assim. As dicas foram selecionadas a partir de relatos da experiência de vários educadores. Confira, após o anúncio.

Não esquecer:

  1. Estude, prepare-se. Em hipótese alguma um professor deve ir para a sala de aula no mesmo nível dos alunos. Conhecer e demonstrar que domina aquilo que vai ensinar é a regra número 1 para quem quer respeito da garotada dentro e fora da escola.
  2. Imponha-se sem ser arrogante. Deixe claro que você é quem dirige, mas deixe os alunos perceberem que você também saberá escutá-los nas horas certas.
  3. Seja rigoroso ao exigir disciplina, mas evite transformar a sala num ambiente frio de quartel ou triste de velório. Quando os alunos estiverem quietos demais, estimule-os a falar e até a fazer uma ligeira 'baderna'. Eles gostam muito disso.
  4. Na medida do possível, cumpra com os tratos que fizer com a turma. Se prometeu entregar a prova dia tal, esforce-se ao máximo para fazê-lo. Alunos não gostam de professores que faltam demais com a palavra.
  5. Lembre-se sempre que você é um educador e não um mero ministrador de conteúdos de uma disciplina qualquer. Fale de outros temas e relacione-os ao que você está explicando; contextualize o assunto. Alunos admiram quem demonstra cultura e saber mais amplo.
  6. Evite ser faltoso ou assíduo demais. Muitos alunos enjoam professores que nunca faltam dia nenhum. Mas também não simpatizam professores turistas. Evite os excessos, você perceberá que eles gostarão mais de você.
  7. Tente relaxar pelo menos ao final das aulas, conte uma piada ou algo interessante. Não deixe que os alunos o tenham como um professor turrão ou sem graça. 

Caso queira difundir seu próprio entendimento sobre o tema, deixe um comentário mais abaixo ou escreva um artigo para nossa Redação - E-mail: polemicas@deverdeclasse.org

Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

COMPARTILHE!

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Você também pode gostar!

Mais recentes do site...