O tema é muito polêmico, pois há quem defenda o uso do aparelho na escola, para fins pedagógicos.
Sete coisas que o professor não pode esquecer quando entra numa sala de aula!
Polêmicas / Em particular quando se trata de uma "turma do barulho", docente precisa tomar alguns cuidados básicos para dominar a situação.
COMPARTILHE!
Publicidade

Você tem ou já teve dificuldades para 'dominar' uma sala de aula? Sim? Pois não se preocupe! Você não está sozinho. Uma das maiores queixas de professores em todo o Brasil é a indisciplina ou a falta de interesse dos alunos. Como superar tal situação?
Abaixo, uma lista de sete orientações para quem quer lidar de forma eficiente com as famosas "turmas do barulho" ou mesmo as que não são assim. As dicas foram selecionadas a partir de relatos da experiência de vários educadores. Confira, após o anúncio.
Não esquecer:
- Estude, prepare-se. Em hipótese alguma um professor deve ir para a sala de aula no mesmo nível dos alunos. Conhecer e demonstrar que domina aquilo que vai ensinar é a regra número 1 para quem quer respeito da garotada dentro e fora da escola.
- Imponha-se sem ser arrogante. Deixe claro que você é quem dirige, mas deixe os alunos perceberem que você também saberá escutá-los nas horas certas.
- Seja rigoroso ao exigir disciplina, mas evite transformar a sala num ambiente frio de quartel ou triste de velório. Quando os alunos estiverem quietos demais, estimule-os a falar e até a fazer uma ligeira 'baderna'. Eles gostam muito disso.
- Na medida do possível, cumpra com os tratos que fizer com a turma. Se prometeu entregar a prova dia tal, esforce-se ao máximo para fazê-lo. Alunos não gostam de professores que faltam demais com a palavra.
- Lembre-se sempre que você é um educador e não um mero ministrador de conteúdos de uma disciplina qualquer. Fale de outros temas e relacione-os ao que você está explicando; contextualize o assunto. Alunos admiram quem demonstra cultura e saber mais amplo.
- Evite ser faltoso ou assíduo demais. Muitos alunos enjoam professores que nunca faltam dia nenhum. Mas também não simpatizam professores turistas. Evite os excessos, você perceberá que eles gostarão mais de você.
- Tente relaxar pelo menos ao final das aulas, conte uma piada ou algo interessante. Não deixe que os alunos o tenham como um professor turrão ou sem graça.
Caso queira difundir seu próprio entendimento sobre o tema, deixe um comentário mais abaixo ou escreva um artigo para nossa Redação - E-mail: polemicas@deverdeclasse.org
Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
COMPARTILHE!
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Você também pode gostar!
Tema é polêmico. Lei sobre morte assistida já existe no Canadá. Governo queria expandir abrangência a partir de 17 de março deste ano para quem tem transtorno psíquico.
Muitos defendem que o exercício da sala de aula é exclusivo do professor. Outros, no entanto, opinam que coordenador deve sim também assumir eventualmente a tarefa.
Polêmicas / O primeiro passo é fazer uma análise para saber se a turma é somente barulhenta ou muito rebelde.
Mais recentes do site...
Sobre Fé, Deus, Vinho e Autoengano
A Fé, como tudo que é abstrato, por mais amolada que seja —, sozinha não será capaz de mudar coisa nenhuma.
Cães e Gatos: quem ama, registra
Através do SinPatinhas, gratuito, um código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor
Manchetes da Folha e Globo não se referem (de forma direta) ao Piso Nacional do magistério
Projeções iniciais citadas em matérias se referem diretamente ao mínimo constitucional da Educação, o que não impede que alguns gestores já comecem a especular sobre o tema
Sonha viajar aos EUA? Cuidado!
Para o doutor em direito e ciência política Conrado Hübner Mendes, "risco de detenção e deportação passa a depender do guarda da esquina"
O senador Ciro Nogueira já tinha sido flagrado ameaçando dificultar o projeto que beneficia milhões de brasileiros, entre os quais centenas de milhares de professores
Ricardo Nunes (MDB) propõe apenas 2,6% e é rechaçado pela categoria; nova manifestação já está marcada para terça-feira, 22