Após Fundeb, Rodrigo Maia promete aprovar projeto que reduz piso dos professores
Trata-se de uma medida que tramita na Câmara desde 2008 e que agora Maia promete desengavetar. Para ele, reajustes do magistério estão altos demais.
COMPARTILHE!
Publicidade

Educação | No vídeo ao final da matéria, Rodrigo Maia — presidente da Câmara dos Deputados — promete desengavetar o Projeto de Lei 3.776/2008. Esse PL altera o artigo 5º da Lei Federal 11.738/2008 e estabelece que o piso nacional do magistério deixe de ser corrigido anualmente pelo custo-aluno e passe a ser reajustado apenas pelo INPC, que é a inflação oficial do governo federal.
Se tal proposta for aprovada, o prejuízo para os docentes será muito grande. Em 2020, por exemplo, a correção do piso foi de 12,84%. Se a ideia de Rodrigo Maia já estivesse em vigor, reajuste teria sido apenas de 4,31%, que é a inflação de 2019. Desde 2010, quando o piso passou a sofrer reajustes, todas as correções pelo custo-aluno foram maiores que o INPC. Continua, após o anúncio.
Contradição
Na verdade, essa proposta do presidente da Câmara dos Deputados é uma grande contradição. O Fundeb, de onde saem os recursos para pagar o magistério público, terá incremento de 13% por parte da União, com aumento já a partir de 2021. Se os recursos para estados e municípios vão crescer de forma substancial, por que ele quer desengavetar projeto para rebaixar o piso?
Quem assistir ao vídeo após o anúncio, entenderá. Rodrigo Maia diz, em ato falho que depois tentou corrigir, que reajuste para professores é jogar dinheiro fora. Para ele, como deixa claro, correção do piso deve ser apenas pela inflação.
- Fala sobre o piso começa a partir de 19 minutos e 11 segundos e vai até 21 minutos e 22 segundos. Se tiver disposição para assistir desde 17 minutos e 43 segundos é melhor, pois verá com mais clareza que Rodrigo Maia liga rebaixamento do piso à aprovação do Fundeb.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
>> Há várias interpretações sobre o caso, entre as quais a de que o relator não deu qualquer ganho para a categoria
>> Por ser terminativo nas Comissões, caso não haja recurso para deliberação final em plenário, o projeto seguirá direto para o Senado Federal
Democracia e autoritarismo no Brasil
>> Ao analisar a permanência do autoritarismo na sociedade brasileira, Florestan Fernandes mostra os limites da democracia no Brasil, afirmando que ela não pode se desvincular de seu conteúdo de classe
O ódio à democracia e suas consequências
>> O livro de Jacques Rancière ajuda a refletir sobre as razões pelas quais o ódio à democracia é cultivado
Projeção de PIB maior para 2025 melhora perspectivas de correção do piso dos professores em 2026
>> "Índice de reajuste pode surpreender e ficar acima de 12%", afirma o pesquisador Júlio C Nogueira, em e-mail ao Dever de Classe





