>> Luiz Eduardo Ramos foi muito poderoso no governo do capitão e chegou a ocupar três altos postos, entre os quais o de Ministro-Chefe da Casa Civil
Maia ataca reajuste dos professores e propõe reduzir drasticamente cálculo do piso do magistério
Em live, presidente da Câmara disse que correção de 12,84% deste ano jogou fora toda a economia feita por estados e municípios. Ele quer que reajuste se dê apenas pela inflação.
COMPARTILHE!
Publicidade

Educação | Em live promovida pela "Genial Investimentos" (ver ao final da matéria), o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) atacou o reajuste dos professores deste ano e quer desengavetar projeto para reduzir drasticamente o cálculo do piso nacional do magistério.
Com sua fala mansa e educada, o presidente da Câmara chegou a dizer que a correção de 12,84% de 2020 jogou fora toda a economia feita por estados e municípios. Pelo que declarou, o melhor seria um reajuste de apenas 4,31%, que foi a inflação oficial do governo em 2019. Continua, após o anúncio.
O projeto do Maia
O que Rodrigo Maia anunciou em sua live, além de destilar preconceito contra os professores, é que o cálculo do piso do magistério será mudado. Em vez da correção pelo custo-aluno, como está na Lei Federal 11.738/2008, ele quer o reajuste apenas pela inflação oficial do governo. Após o anúncio, veja o que isto significa em perdas para os professores.
Compare!
Desde 2010, quando o piso nacional do magistério começou a ser reajustado pelo custo-aluno, sempre houve ganho real acima da inflação para os professores. Veja (%):

É este ganho real que Rodrigo Maia propõe eliminar. Se o projeto que ele ameaça desengavetar for aprovado, reajustes do piso serão com base apenas na inflação oficial do governo federal, o que trará enormes prejuízos aos profissionais do magistério. Após o anúncio, veja a live onde ele fala da proposta.
- Fala sobre o piso começa a partir de 19 minutos e 13 segundos e vai até 21 minutos e 22 segundos.
COMPARTILHE!
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Anúncio
Mais recentes...
>> Acusações contra o "ex-juiz ladrão" envolvem Banestado e montante de 30 bilhões de dólares
>> Na comparação com mesmo período de 2024, recursos cresceram em praticamente todos os estados, com até +16,12%
>> 20% dos recursos são depositados pelo Banco do Brasil diretamente nas contas do Fundeb
>> Tema 1218 abre a possibilidade de se fazer valer o espírito da Lei nacional de vinculação do piso às faixas, classes e níveis dos planos de carreira de todos os entes da federação, abrangendo, inclusive, os trabalhadores aposentados
>> Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e Ramagem mantêm salários, cota parlamentar e gastos com assessores, num total de R$ 460 mil mensais





