Lula tem de governar com a esquerda e revogar reformas anti povo de Temer e Bolsonaro, diz analista

21/08/2021

"EC 95 (Pec da Morte), reformas trabalhista e da previdência, ataques à Petrobras e aumentos nos preços dos combustíveis, arrocho salarial, alta da inflação, tudo deve ser revisto. E só a esquerda e o povo mobilizado podem ajudar Lula a fazê-lo".

Publicidade

Ex-presidente Lula é favorito para as eleições de 2022. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.
Ex-presidente Lula é favorito para as eleições de 2022. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.

Política | "Lula tem de governar com a esquerda e revogar reformas anti povo de Temer e Bolsonaro." Este é o ponto de vista do jovem Cientista Social Fernando S C Abreu, consultado pelo Dever de Classe acerca da candidatura de Lula (PT) para as eleições presidenciais de 2022. Após o anúncio, ele fala um pouco mais sobre o tema.

Por que, em sua opinião, Lula deve governar com a esquerda, caso ganhe as eleições de 2022?

Primeiro, todas as pesquisas indicam que Lula é o franco favorito. Se não armarem novamente contra ele, será eleito disparado, acho até que no primeiro turno. Novamente no governo, não terá outra alternativa a não ser governar com a esquerda.

Por quê?

A miséria cresceu de modo assustador desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma (PT) em 2016. Muita gente voltou a pedir comida na rua, numa situação de desespero. E isso é resultado de políticas ultra liberais impostas pelos golpistas, em particular Temer e Bolsonaro. EC 95 (Pec da Morte), reformas trabalhista e da previdência, ataques à Petrobras e aumentos nos preços dos combustíveis, arrocho salarial, alta da inflação, ameaça de Reforma Administrativa, tudo deve ser revisto e anulado. E só a esquerda e o povo mobilizado podem ajudar Lula a fazê-lo. Continua, após o anúncio.

E o mercado aceitará passivamente perder seus privilégios?

Claro que não, vão estrebuchar muito. Mas outra coisa também é certa: o povo também não aceitará um governo de Lula que não tome medidas profundas para reverter todo o retrocesso de 2016 para cá. Por isso é preciso revogar essas reformas anti povo dos golpistas. Do contrário, em pouquíssimo tempo, Lula está desgastado, sem condições de governar.

E quem da esquerda poderá ajudar Lula num possível futuro governo?

Todos desse campo: o próprio PT, PSOL, PCdoB, PCB, PSTU, PCO e organizações sindicais e estudantis classistas da população e da classe trabalhadora. E nem sequer precisam ocupar cargos no governo. Para que possam ajudar, basta que Lula seja sensível às pauta populares que tais organizações sempre defenderam. Em minha opinião, não há outro caminho.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes...