Valores consolidados do Fundeb de agosto
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
"Não há uma mudança de cenário relevante com a nova Lei do Fundeb em relação à obrigação jurídica de pagamento do piso. A obrigação segue vigente", afirma Salomão Ximenes, professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC. Fala foi ao site Carta Capital.
Educação | Em fala ao site Carta Capital (19), o professor de Direito e Políticas Públicas da UFABC Salomão Ximenes diz que o reajuste do magistério é legal. Para 2023, atualização é de 14,95%. O especialista contesta a tese irresponsável da CNM de que a lei do piso dos professores não vale mais.
Diz o pesquisador:
"Não há uma mudança de cenário relevante com a nova Lei do Fundeb em relação à obrigação jurídica de pagamento do piso. A obrigação segue vigente. A lei não foi revogada, inclusive não há mudança de posicionamento no âmbito do Ministério da Educação."
Continua, após o anúncio.
Também no site Carta Capital, "o doutor em Educação Nelson Cardoso do Amaral, presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, diz que é fundamental que os entes federativos abram suas contas em caso de descumprimento do piso."
"A lei prevê que, em caso de não cumprimento, estados e municípios solicitem complementação orçamentária ao governo federal", esclareceu. "Acho que a postura deveria ser a de debater, negociar."
Portanto, são totalmente infundados os boatos da CNM sobre o reajuste dos professores.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Dados são do Banco do Brasil e revelam que alta dos recursos manteve-se em quase todos os estados, na comparação com mesmo período de 2024
Proposta foi coordenada e apresentada por Eduardo Ferreira, especialista em planos de carreira para a educação e assessor jurídico da CNTE
Proposta entregue ao governo do estado foi aprovada em seminário da categoria organizado pelo Sinte-Pi