Educação faz inflação acelerar 0,84% em fevereiro

10/03/2023

Reajustes efetuados pelas escolas na virada do ano são contabilizados nesse mês. Dado é do IBGE.

Inflação | O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,84% em fevereiro. No ano, a inflação acumula alta de 1,37% e, nos últimos 12 meses, de 5,60%, abaixo dos 5,77% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2022, a variação foi de 1,01%. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo IBGE na Agência IBGE Notícias.

Educação

De acordo também com a Agência IBGE Notícias:

"O grupo Educação foi o destaque no índice de fevereiro, sendo responsável pelo maior impacto (0,35 p.p.) e com a maior variação (6,28%). É a taxa mais alta desde fevereiro de 2004, quando teve variação de 6,70%.

Continua, após o anúncio

Educação, que deveria ser efetivamente pública e gratuita, acaba sendo mais um ramo para capitalistas ganharem dinheiro. Imagem: Webnode.
Educação, que deveria ser efetivamente pública e gratuita, acaba sendo mais um ramo para capitalistas ganharem dinheiro. Imagem: Webnode.

Por que a Educação aparece na frente

Matéria da Agência IBGE Notícias esclarece:

"Fevereiro é sempre muito marcado pela educação, pois os reajustes efetuados pelos estabelecimentos de ensino na virada do ano são contabilizados nesse mês. Normalmente, essa alta de educação fica indexada ao próprio IPCA, ou seja, o reajuste das mensalidades é baseado na inflação do ano anterior", explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Outros itens

"Em seguida, [além da Educação ] vieram Saúde e cuidados pessoais (1,26%) e Habitação (0,82%), que aceleraram em relação a janeiro, contribuindo com 0,16 p.p. e 0,13 p.p, respectivamente. Por outro lado, Transportes (0,37%) e Alimentação e bebidas (0,16%) tiveram variações inferiores às do mês anterior. Os demais grupos ficaram entre o 0,11% de Artigos de residência e o 0,98% de Comunicação."

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes sobre inflação