Governadores garimpam perdas de ICMS, o que impacta no Fundeb

15/02/2023

Fundeb pode ter perdido no mínimo R$ 21,5 bi por conta da redução nas alíquotas desse imposto. Política de compensação deve vir até março.

Economia | Segundo o SenadoNotícias, "governadores estiveram reunidos na segunda-feira (14)  com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco — para construir um acordo de compensação financeira aos estados em razão de mudanças na cobrança do ICMS", implementada o ano passado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

Impacto no Fundeb

Compensar estados por perdas no ICMS impacta no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 

Segundo estimativas da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), Fundeb pode ter perdido R$ 21 bilhões por conta na redução de alíquotas. O ICMS é um dos sete componentes da Cesta de Impostos desse fundo.

Continua, após o anúncio

Encontro de governadores com presidente do Senado. Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal.
Encontro de governadores com presidente do Senado. Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal.

Governador do Piauí diz que acordo sai até março

Segundo a Agência Câmara de Notícias

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que é coordenador do grupo de trabalho para debater a proposta legislativa, afirmou que o tema é complexo, principalmente porque a proposta foi judicializada. "Esse acordo não sairá se não for confirmado pelo Poder Judiciário, pelo Poder Legislativo, pela União e pelos governadores. E é por isso que é algo complexo", destacou. "É demorado, e vamos resolver até o mês de março. Em breve o texto vai estar pronto", afirmou Fonteles.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes sobre economia