Datafolha pode levar a uma debandada de eleitores ciristas

14/09/2022

Não precisa nem o Lula crescer na pesquisa. Basta o velho político do Ceará continuar estagnado em um dígito.

Política | Amanhã (15), o Datafolha promete anunciar mais uma rodada de pesquisa para presidente. A expectativa é grande, em particular para o candidato Ciro Gomes (PDT-CE). O velho político cearense não conseguiu até agora chegar a dois dígitos na disputa e, por isso, muitos de seus eleitores podem migrar majoritariamente para Lula.

Segundo o cientista político Carlos N Costa, consultado pelo Dever de Classe, não é preciso nem o Lula crescer. Basta o Ciro continuar estagnado para que grande parte de seus seguidores corra para o chamado voto útil no petista. Veja mais detalhes a seguir.

Ciro, ou o estranho caso do candidato que ganha no segundo turno, mas nunca consegue passar do primeiro. Foto/reprodução.
Ciro, ou o estranho caso do candidato que ganha no segundo turno, mas nunca consegue passar do primeiro. Foto/reprodução.

Leia também:

Professor, por que o senhor diz que poderá haver debandada de eleitores de Ciro após Datafolha?

O Ciro dificilmente conseguirá furar a polarização Lula X Bolsonaro e muito provavelmente ficará estagnado em 7% ou até menos. Se o Datafolha confirmar isso nessa próxima pesquisa, muito de seus eleitores tendem a correr para Lula. Aliás, isso já começou a acontecer.

E se Lula também não crescer?

Lula já está num patamar altíssimo, muito perto de ganhar no primeiro turno. E os eleitores ciristas que têm os pés no chão sabem disso. A questão para eles é o Ciro crescer. Se isto não ocorre, vão em debandada para Lula. A pesquisa amanhã vai dizer.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Leia mais...

Deixe de aterrorizar os brasileiros com suas ameaças. Aceite que a maioria do povo não o quer mais. Vá rezar, se benzer, tomar um banho de sal grosso no lombo. Peça perdão por seus crimes cometidos na presidência. O Brasil quer é Lula de novo", diz um dos trechos enviado pela docente.
Jair Bolsonaro sabe que as urnas são seguras e que as pesquisas refletem vitória de Lula no primeiro turno, tal também como acertaram em relação ao próprio atual presidente em 2018. Por isso, só resta ao capitão berrar, para tentar tumultuar o dia do pleito e ganhar no grito. Coisa de baderneiro desesperado", diz o cientista político, que faz...