Masud Pezeshkian é eleito novo presidente iraniano

06/07/2024

Considerado moderado e de grupo reformista,  Pezeshkian "busca abertura do Irã, tanto internamente quanto em relação ao Ocidente" 

Compartilhe!


PIX Caixa: 

pix@deverdeclasse.org

PIX Vakinha:

3435969@vakinha.com.br

Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.

ex-ministro da Saúde e reformista Masud Pezeshkian ganhou as eleições no segundo turno e é o novo presidente do Irã. Pleito teve participação nas urnas de 49,9 % dos votantes, confirmado pela Comissão eleitoral do país neste sábado (06/07).

Vitória expressiva

Pezeshkian obteve 53,6 % dos votos. Seu opositor, o ultraconservador Saeed Jalili, ficou com 44,3%.

"Em seus primeiros comentários após o resultado eleitoral, o presidente eleito definiu a votação como o início de uma "parceria" com o povo iraniano. Na rede social X, afirmou: "O difícil caminho à frente não será suave, a não ser com nosso companheirismo, empatia e confiança. Eu estendo minha mão a vocês."

Crítico de política contra mulheres

Aos 69 anos, parlamentar e cirurgião cardíaco, Masud Pezeshkian será o primeiro presidente reformista da República Islâmica. Na campanha, ganhou muita simpatia ao criticar a obrigatoriedade do véu muçulmano para as mulheres.

Com informações de Deutsche Welle Brasil

Anúncio

Compartilhe!

Tópicos relacionados:

Dez matérias mais recentes:

Projeto aprovado na Câmara é praticamente o mesmo criado no governo do golpista Michel Temer e só atende a interesses de privatistas. Estudantes terão de conviver com o monstrengo dos itinerários (de)formativos, e docentes terão sobrecarga de trabalho.