TCU vê crimes na liberação de recursos para obras na Educação

29/01/2023

Tribunal de Contas da União aponta que obras aprovadas sob Bolsonaro superam 14 vezes o orçado. O escândalo envolve 8,8 bilhões de reais, valor 14 vezes superior ao que estava no orçamento para essa finalidade em 2021.


Educação | Quanto mais se investiga e se abre sigilos do governo Bolsonaro, mais sujeira e corrupção aparecem. Além da farra com o cartão corporativo, Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que obras — apenas na Educação — aprovadas na gestão do foragido nos EUA superam 14 vezes o orçado. 

Quase R$ 9 bi

O escândalo envolve 8,8 bilhões de reais, valor 14 vezes superior ao que estava no orçamento para essa finalidade em 2021. Denúncia está em matéria da Folha de S.Paulo deste domingo (29).

Continua, após o anúncio.

Foragido nos EUA, ex-presidente tem receio de voltar ao Brasil e ser preso. Foto: Agência Brasil.
Foragido nos EUA, ex-presidente tem receio de voltar ao Brasil e ser preso. Foto: Agência Brasil.

Diz a matéria da Folha:

"Para atender aliados do governo Jair Bolsonaro (PL), o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) ignorou critérios técnicos e fez milhares de empenhos fracionados que representam R$ 8,8 bilhões para obras de educação, valor 14 vezes superior ao que estava no orçamento para essa finalidade em 2021."

"As conclusões estão em auditoria da área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) que tramita sob sigilo e foi obtida pela Folha. O órgão vê crimes e pede que o caso seja encaminhado à Polícia Federal e ao MPF (Ministério Público Federal), o que deve ser decidido em plenário da corte de contas."

Continua, após anúncio.

A Folha registra também:

"É razoável afirmar que era possível aos responsáveis ter consciência da ilicitude dos atos que praticaram", diz o documento elaborado pela Secretaria-Geral de Controle Externo do TCU.

Leia na fonte

Aguarde mais informações!


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações atualizadas, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Mais recentes sobre educação