Milhares de demissões no BB e Ford leva muito sofrimento também às famílias, diz psicóloga

12/01/2021

Profissional afirma  que em situações como essa é preciso cautela, pois o momento é de muita ansiedade. Ela diz também que a saída a curto prazo é pressionar o governo a tomar medidas que assegurem os empregos de todo mundo.

Publicidade

Política econômica da dupla Bolsonaro-Guedes está por trás do caos instalado no País. Foto: Agência Brasil.
Política econômica da dupla Bolsonaro-Guedes está por trás do caos instalado no País. Foto: Agência Brasil.

Economia | O Banco do Brasil (BB) anunciou ontem (11) o fechamento de 361 agências e demissão de 5 mil bancários. A Ford, por outro lado, decidiu ir embora do Brasil e deixará mais de 10 mil trabalhadores sem emprego, segundo o site AUTO Esporte (12), do grupo Globo

Para a psicóloga paulista Ana L M Nunes, consultada via Messenger pelo Dever de Classe, medida leva muito pânico não apenas aos que estão às portas da rua, mas também aos seus familiares, "que sofrem muito", diz. Após o anúncio, ela fala um pouco do assunto e sugere o que fazer.

Leia também:

Anúncio de demissão é sempre muito duro de se receber. Como a senhora analisa essa situação?

Para os que estão diretamente envolvidos nesse tipo de caso, o estado de pânico e ansiedade é quase inevitável. Muitos desenvolvem inclusive uma depressão instantânea, porque de fato a situação é muito dura. Toda a família sofre muito, porque a demissão é contra toda a família: o marido, a esposa, os filhos, os netos, todos os parentes mais próximos. Mas é preciso tentar manter a calma, para poder agir melhor sobre o problema.

O que a senhora sugere? (Ver resposta após o anúncio)

Tentar manter a calma em primeiro lugar. No caso do Banco do Brasil, vi que serão oferecidos planos de desligamento. Ninguém deve aderir a nada sem pensar bastante, sem ouvir o sindicato, principalmente. Na Ford, deve ser do mesmo jeito. Não há saída boa para ninguém sozinho. Se todos conseguirem se unir, será possível pressionar esse governo Bolsonaro, que aliás está por trás de todo esse caos, a tomar medidas que assegurem os empregos de todo mundo. A curto prazo é isso.

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...