Escola terá de pagar R$ 10 mil de indenização a professor bipolar

02/02/2023

Estabelecimento de ensino demitiu injustificadamente o professor, após o mesmo voltar de licença médica. Decisão manda também reintegrar o educador e pagar salários do período em que esteve afastado injustamente.

JUS | Um professor com transtorno bipolar foi demitido após voltar de uma licença médica. Recorreu à Justiça e ganhou indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, além do direito de ser reintegrado à escola e de receber salários do período em que esteve afastado injustamente do estabelecimento de ensino. 

Decisão é da juíza Luciana de Carvalho Rodrigues, titular da 2ª Vara do Trabalho de Governador Valadares (MG), que caracterizou o afastamento do professor como "dispensa discriminatória". 

Demissão ocorreu quando a Pandemia de Covid ainda estava em alta no País. 

Matéria foi publicada (09/12/2022 ) no site do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Continua, após o anúncio. 

A depressão é um dos problemas comuns entre os profissionais do magistério. Imagem ilustrativa: Canva.
A depressão é um dos problemas comuns entre os profissionais do magistério. Imagem ilustrativa: Canva.

Juíza refutou alegações da defesa

A juíza Luciana de Carvalho Rodrigues refutou todas as teses que visaram justificar a demissão do professor, dentre as quais a de que ele recebia reclamações dos alunos quantos à forma como ensina determinada matéria.

"De acordo com a magistrada, não há como desconsiderar o momento de grande tensão que o país atravessava, em plena pandemia, e o momento pessoal em que se encontrava o trabalhador, já afetado pelos transtornos característicos da enfermidade da qual padece e que foram agravados."

Em grau de recurso, os julgadores da Primeira Turma do TRT-MG confirmaram a sentença. O processo foi enviado ao TST para análise do recurso de revista.

Fonte: Seção de Imprensa / TRT da 3ª Região (MG)


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Siga-nos!

Mais recentes sobre justiça