Projeto abre também brechas para ações persecutórias dentro das escolas. Mas há 'pontos positivos', diz especialista.
Governo terá que se explicar na Câmara sobre corrupção no MEC

Requerimento de autoria dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Lídice da Mata (PSB-BA) foi aprovado na Comissão de Educação da Câmara. Escândalo é gravíssimo e já levou inclusive à queda do ministro Milton Ribeiro, que confessou agir a mando de Jair Bolsonaro.
Educação | Foi aprovado nesta quarta-feira (4), na Comissão de Educação da Câmara, o requerimento 6/2022, de autoria dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Lídice da Mata (PSB-BA). Dispositivo convoca o Sr. Marcelo Lopes Ponte, Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao MEC.
Forte corrupção
O integrante do governo Bolsonaro terá de prestar depoimento sobre fortíssimos indícios de corrupção milionária naquele que é um dos principais ministérios do País.
Queda
Escândalo já levou inclusive à queda do ministro Milton Ribeiro, que confessou agir a mando de Jair Bolsonaro, segundo amplamente noticiado na grande mídia nacional. O presidente agora usa sua tropa de choque no Congresso para tentar abafar CPI sobre a questão.
Confira mais detalhes, após o anúncio.
Os escândalos no MEC
O requerimento aprovado na Câmara diz que o governo Bolsonaro terá de se explicar sobre:
- Indícios de superfaturamento;
- Crime de tráfico de influência e improbidade administrativa em relação à aquisição e distribuição de ônibus escolares, bem como na aquisição de kits robótica com sobrepreço;
- Irregularidades na distribuição aos municípios;
- E ainda sobre os critérios técnicos adotados em relação à alocação dos recursos orçamentários nos programas e distribuição aos municípios.
Falcatruas envolvem propinas até com barra de ouro.
Operação abafa
Com medo das investigações, o presidente Jair Bolsonaro usa sua tropa de choque para tentar abafar CPI no Senado.
CNTE exige investigação
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), por sua vez, mobiliza sua base base em todo o Brasil para exigir que os escândalos seja apurados.
"A denúncia de corrupção no MEC é mais uma aberração na política nacional, e é um ataque profundo à educação pública no nosso país", reforçou o presidente da CNTE, Heleno Araújo, no portal da entidade.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Senador Paulo Paim (PT-RS) disse que fará todos os esforços para que o principal fundo da educação fique fora do arcabouço fiscal.
Embora documento suspenda cronograma de implementação do novo Ensino Médio, Camilo Santana diz que estrago já feito continuará.