Expulsão dos médicos cubanos e Pec da Morte ajudam coronavírus a se alastrar pelo País

13/03/2020

Saúde / Especialistas alertam para o real perigo da doença em um País onde o governo atual é mestre em atacar o SUS.

COMPARTILHE!

Publicidade

Bolsonaro pode ser vítima de medidas erradas adotadas em seu próprio governo. Foto/Reprodução
Bolsonaro pode ser vítima de medidas erradas adotadas em seu próprio governo. Foto/Reprodução

Uma das primeiras medidas de Jair Bolsonaro como presidente foi expulsar cerca de 9 mil médicos cubanos que atuavam com reconhecido sucesso no Brasil. Bolsonaro é também forte defensor da chamada Pec da Morte, medida aprovada no governo Temer que proíbe investimentos por 20 anos em saúde e educação. 

Essa Pec da Morte e a expulsão dos profissionais cubanos estão sendo mais sentidas agora, quando o coronavírus começa a se alastrar por todo o País. O próprio capitão pode se tornar vítima de medidas erradas adotadas em seu próprio governo, uma vez que é suspeito de estar com o vírus dessa doença. Continua, após o anúncio.

Explosão de demanda no SUS

Segundo o professor e virologista Flávio da Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais, haverá uma explosão de demanda no SUS, isto é, o sistema será muito procurado em decorrência da epidemia de coronavírus que, segundo ele, deverá se alastrar pelo País. Diz o pesquisador:

"A gente acompanha a evolução do vírus no mundo inteiro, e a capacidade de dispersão é muito elevada. Em outros países, o vírus se espalhou de forma intensa. Não tem como pensar que no Brasil será diferente. Deve se alastrar rapidamente."

Como enfrentar, se a política do governo é de sucateamento da saúde pública?

O grande problema para os brasileiros nesse momento é saber como enfrentar uma epidemia dessa gravidade se a política do governo Bolsonaro para a saúde segue sendo a de sucatear o SUS. Continua, após o anúncio.

Não seria a hora de tentar trazer pelo menos uma parte dos médicos cubanos de volta, uma vez que são bastante treinados para combater todo tipo de epidemias? 

E a Pec da Morte, por que o presidente não revoga em caráter emergencial seus efeitos, para que a União, estados e municípios possam ter melhores condições de enfrentar o problema?

Com informações de: G1

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.