Machado de Assis plagiador? Artigo na Revista USP levanta polêmica sobre a questão

24/08/2024

Texto sobre suposto plágio do "Bruxo do Cosme Velho" foi produzido por Élide Valarini Oliver, professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos 

Compartilhe!

PIX Caixa: 

pix@deverdeclasse.org

PIX Vakinha:

3435969@vakinha.com.br

Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.

m absurdo! Isto é o que podem dizer à primeira vista os inúmeros apreciadores da vasta e grandiosa obra de Machado de Assis — sobre suposto plágio que o escritor brasileiro teria cometido em crônica que publicou no jornal A Marmota, em 1860. 

Para Élide Valarini Oliver, contudo, a coisa pode não ser tão absurda assim. Élide é professora de Literatura Brasileira e Comparada da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos. Recentemente, escreveu um artigo na Revista USP — Machado de Assis: de porcos e plágios.

Leia também:

No texto, a pesquisadora tenta mostrar que Carniceria a Vapor, a crônica do "Bruxo do Cosme Velho" publicada em A Marmota — "tem claros paralelos com obra lançada na França dois anos antes, que não é citada pelo autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas". 

Em outras palavras: Machado de Assis teria cometido plágio. Será? Difícil crer que um gênio como Machado de Assis tenha recorrido deliberadamente a artifício dessa natureza, embora à época de publicação da crônica tivesse apenas 21 anos.

Por via das dúvidas, leia você mesmo o artigo da pesquisadora e tire suas próprias conclusões. Leia AQUI 

Anúncio

Compartilhe!

Tópicos relacionados:

Dez matérias mais recentes: